Gastronomia: Tempero televisivo

por Daniela Novo


Se tem uma moda no mundo da gastronomia, é o programa televisivo no canal aberto e no fechado. Existem inúmeros programas para os mais variados gostos. Por exemplo: tem aqueles que são voltados para as donas de casa, para os apaixonados por doces, para quem quer ter uma vida saudável, para quem não sabe cozinhar e até para o sexo masculino.

A função tradicional de um programa de culinária é ensinar receitas. No entanto, há aqueles que apelam para o drama, mudando o estereótipo. Kitchen Nightmares (exibido no canal FOX Life) é um deles. Liderado pelo chef Gordon Ramsay, o estressado e sincero apresentador ataca com as palavras –e com uma teatralização também- o chef, o proprietário e alguns funcionários de um restaurante que está prestes a falir e sem clientes.  Nos Estados Unidos, a quinta temporada do programa está marcada para setembro.

Outro programa estrelado por Ramsay, se chama Hell’s Kitchen, que está na nona edição. Este é uma disputa entre chefs. O objetivo é eliminar um candidato através da avaliação dos pratos por um grupo de jurados. O brasileiro Super Chef, quadro do programa Mais Você de Ana Maria Braga, segue um pouco essa linha, mas se assemelha bastante ao Top Chef.

O Top Chef (Sony) é um reality cujos participantes passam por desafios culinários. Eles são avaliados por um grupo de chefs e críticos e, a cada semana, um integrante deixa o programa. No episódio final, o vencedor é escolhido pelo voto do público por telefone ou pela internet. Já passou por oito temporadas nos Estados Unidos e a nona já começou a ser filmada. No Brasil, foi veiculado até à sexta edição e o canal Sony transmite uma versão do projeto inicial. Intitulada de Top Chef Masters, está na segunda temporada e a diferença é que a disputa se dá entre chefs famosos premiando o campeão com 100 mil dólares.

Agora, resta saber até quando os programas, a criatividade e a audiência vão durar.

Até semana que vem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s