Gastronomia: Cuidado com o champanhe!

O título deste post poderia se referir ao consumo de champanhe. Não é o objetivo, mas você sabe que precisa se cuidar caso pense em tomar umas doses a mais… Desta vez, a atenção é com a geografia e com a produção deste líquido. Champanhe é a bebida produzida na região de Champanhe, situada no norte da França, que intitula o mundialmente famoso vinho borbulhante.

Não podemos chamar de champanhe aquelas bebidas que vemos nos supermercados e nas delicatessens de produção italiana ou sul-americana. Estes são os espumantes que se popularizaram no país e cada vez mais passam a fazer parte dos eventos. Olha só!

Sabe-se lá quem produziu o primeiro champanhe. Algumas buscas remetem a Dom Pérignon enquanto outras destacam os monges beneditinos de Saint Hilaire, também na França. O que é conhecido é o uso das uvas Chardonnay, Pinot Noir ou Pinot Meunier na sua produção do champanhe que pode ser elaborada com apenas umas dessas ou combinar dois tipos de uva.

O método mais antigo de produção do champanhe é o champenoise. A característica deste processo e da própria bebida é que toda a fermentação é feita na garrafa. Para ter o resultado desejado, são necessárias duas fermentações. A primeira é para formar a base do espumante oriunda da mistura de diversos vinhos.

A segunda adiciona o vinho base e o licor de tiragem (leveduras e açúcar) que mais tarde vão envelhecer e dar espuma ao líquido. Concentrada a fermentação no gargalo, as garrafas são giradas para não turvar a bebida. Após essa etapa, o gargalo é congelado e a garrafa é aberta sob pressão para retirada dos sedimentos. Em seguida, acrescenta-se o licor de expedição (vinho envelhecido, conhaque e açúcar) e a rolha, como pode ser visto abaixo:

E aí, você já conhecia todas estas etapas da fabricação do champanhe? Até sábado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s