Gastronomia: Cozinhe sem crise

Se você é uma pessoa informada, sabe da crise econômica nos Estados Unidos. Se conhece – nem que seja um pouco – a história da Europa e as suas inúmeras guerras, tem certeza que os habitantes daquele continente economizavam alimentos, racionavam energia e reinventavam a moda no período turbulento.

Em meio aos comentários que ouvi sobre a possibilidade da crise econômica chegar aqui, digo apenas uma coisa: vamos economizar na compra alimentos e explorar o lado criativo para preparar pratos! É bom para o seu bolso e para o planeta em tempos de destruição ambiental.

Confira as dicas:

– ao invés de jogar fora as sementes da abóbora, é possível secá-las ao forno. Vira um aperitivo. Só não esqueça de temperar;

– a fava de baunilha, de origem asiática, pode ser aproveitada para saborear o leite quente ou o açúcar. Como o seu custo é alto, o aproveitamento tem que ser, sem desperdício.

– não jogue um limão velho no lixo. Coloque por uns 30 segundos, na potência média do micro-ondas, que vai ajudar a liberar o suco da fruta;

– o queijo é multifuncional. Está nas receitas salgadas e doces como: a empadinha de queijo, a queijadinha, a lasanha, o sorvete… É o querido de muitos vegetarianos que comem laticínios. E se você ralar o parmesão, espalhar na frigideira uma fina camada do queijo, deixar dourar, centralizar um potinho de sorvete “na massa” e virar a frigideira, tchran: uma cestinha de parmesão! Alimenta e decora. Coloque folhas ou risoto dentro da cestinha.

E você, o quê faz para economizar na cozinha? Quero saber as suas dicas. Volto sábado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s