Música: Loucura coletiva

Jimi Hendrix

No verão de 1969, numa fazenda no estado de Nova York, 500.000 pessoas se reuniram num festival de música que entraria para a história. Durante três dias de “paz e música”, 34 bandas se apresentaram para uma plateia coberta de lama, mas muito feliz. A expectativa para o Festival de Woodstock era de um público de 200.000 pessoas, mas nada menos do que 500.000 foram – ou tentaram – chegar ao evento. Um congestionamento de 36 quilômetros fez com que muitos terminassem o trajeto a pé e obrigou os artistas a pegarem um helicóptero para chegar ao palco.

Woodstock, no entanto, não foi o primeiro festival de música da história. O Festival de Monterey, de 1967, na Califórnia, é até hoje usado como modelo para os festivais que acontecem ao redor do globo.. Mais de 200,000 pessoas compareceram ao evento, que é considerado como o começo do “Verão do Amor” dos hippies. Monterey foi a primeira apresentação nos EUA de Jimi Hendrix (que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney) e do The Who, sendo também a estreia para o grande público de Janes Joplin e Otis Reding.

Uma das versões atuais dos antigos Woodstock e Monterey é o Glastonbury, que acontece no sudoeste inglês. O tamanho e a natureza desse festival, realizado ao longo de três ou quatro dias ao ar livre, exige uma ampla infraestrutura de seguranças, transporte, água e eletricidade. O festival recebe em média 150.000 pessoas e grande parte dorme em barracas de camping no local. Imaginem as filas para o banheiro. Imaginem usar banheiro público todos os dias. Agora adicionem muita chuva e muita lama. Loucura, não? O acessório básico para quem quer se aventurar no Glasto (para os íntimos) é um par de galochas.

 

One thought on “Música: Loucura coletiva

  1. Pingback: Bloc Party, Alabama Shakes, Grizzly Bear e mais « 7 em 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s