Alguma vez na vida você deve ter ouvido uma pessoa falar a frase “De louco todo mundo tem um pouco”. Acredito que o bordão tenha sido criado pelo psiquiatra e pensador Augusto Cury, no livro De gênio e louco todo mundo tem um pouco, Ed. Academia da Inteligência. Em se tratando de Gastronomia, a loucura e a genialidade não poderiam ficar de lado na criação de pratos que buscam surpreender o público ou os amigos.
Quando o blog 7 em 1 dedicou uma semana aos homens, comentei que o famoso chefe espanhol Ferran Adrià criou a cozinha molecular. Pois bem. A cozinha molecular poderia ser um exemplo de loucura na Gastronomia já que o objetivo é brincar com as formas e os sabores.
O inglês Heston Blumenthal é um dos expoentes desse movimento. Embora ache o termo complicado e elitista, o chefe prefere ser referenciado como um cientista que estuda integralmente os alimentos. Ele analisa o quanto o sabor e o perfume dos alimentos podem atiçar a memória e a emoção do comensal.
No canal FOX Life, era exibido um programa chamado Heston’s Feasts (ou Banquetes de Heston). A cada semana, Blumenthal reproduzia uma refeição solene de uma época histórica ou de um conto famoso para um grupo de celebridades e críticos de Gastronomia. Cabia ao chefe mergulhar nos livros e testar na cozinha os pratos reinventados do passado.
Para mim, um dos mais interessantes foi um dedicado à era medieval. O cozinheiro conta no episódio abaixo que um hábito comum da época era fazer frutas com carne. O trabalho realizado por ele é impressionante. Se você não conhece esse programa, duvido que tenha ouvido falar em ameixa vermelha feita com carne… Veja só!
O Heston’s Feasts foi exibido até a segunda temporada no Brasil e foge dos programas de culinária comuns. Quais serão as próximas loucuras gastronômicas de Blumenthal? Aproveite o sábado para ver as criações do chefe!