por Daniela Novo
Argh!!! Muitos reagem assim quando se deparam com algumas comidas de avião. Sabendo dos ataques aéreos de 11 de setembro de 2001, em Nova York, destaco a comida de avião. Não a que foi servida no dia fatídico mas a que é possível ver –e talvez comer- nos voos. Falar delas é complicado pois a opção gastronômica vai da – popular e repudiada – barrinha de cereal, passando pelo sanduíche industrializado mais refrigerante, até os pratos que realmente abrem o apetite daqueles que odeiam esse tipo de refeição.
Certos pontos garantem uma comida de melhor ou de pior qualidade: a companhia aérea, a classe do embarque e o trajeto. Mas junte no meio disso tudo, o grau de importância que o passageiro tem para a empresa… Existem as companhias que investem em boas opções para todas as classes enquanto outras só pensam na primeira classe, fazem alguma coisa legal na executiva e se esquecem da turma da econômica.
Se, primeiro, comemos com os olhos, este ditado popular passa longe das empresas que não se preocupam com a nutrição dos seus usuários. Sendo assim, o site www.airplanefood.net mostra as refeições oferecidas aos viajantes. Têm fotos dos pratos da classe econômica, da executiva, da primeira classe, as mais vistas, as mais comentadas etc. E ainda há uma busca sobre as companhias e a refeições oferecidas em todo o mundo nas classes aéreas. Uma maneira de informar aquele que está planejando o próximo destino.
Há uma explicação científica para a comida ruim do avião. Segundo pesquisadores do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, a pressurização do avião afeta as papilas gustativas alterando o sabor do alimento. Fora isso, o ar seco da cabine resseca a mucosa nasal. Nariz seco, comida com menos cheiro. Um fator a mais para reprovação do prato.
Basta pesquisar nos sites e você verá uns pratos nojentos. É obrigação das companhias tratarem bem seus passageiros que estão pagando por um serviço. Agora, ainda acho pior as que cobram pelas refeições. Um absurdo! E olha que nem falei das marmitas, que geram outra discussão. Pense na sua próxima companhia aérea, se é melhor ir alimentado ou não e boa viagem!!
Mais informações:
http://www.airlinemeals.net/index.php