Meio Ambiente: Sustentabilidade “POR UM MUNDO MELHOR”

por Jéssica Lauritzen

Retomando um pouco o conceito do Green Touring, que foi abordado em um dos primeiros posts do Blog, em Meio Ambiente, vamos saber do Rock in Rio 2011 a que veio. É notório que, desde 2001, o maior festival de música do mundo declarou a responsabilidade de abraçar as causas socioambientais, tendo lançado o projeto social “Por Um Mundo Melhor”. Trazendo a ideia de que pequenas mudanças de atitudes no dia a dia têm um grande impacto no planeta, já em 2006, adotou-se o mecanismo da compensação de carbono ou índice de Carbono Zero.

Cada artista recebe um certificado Carbono Zero simbolizando que as emissões de carbono produzidas durantes os seus shows foram compensadas pelas iniciativas da organização do evento. Para este fim, considera-se desde as emissões geradas pelo deslocamento de bandas, público e mercadorias, e a energia gasta na produção, até o consumo e a geração de resíduos durante o festival. Na conta de tudo isso, deve haver a plantação de árvores na mesma proporção.

O índice Carbono Zero é alcançado quando a quantidade de gás carbônico emitida é igual à quantidade absorvida pela natureza através das plantas, que usam CO² para realizar a fotossíntese.

 

Nesta edição do Rio, o objetivo é reduzir ainda mais a quantidade de gás carbônico liberada. Como já foi largamente anunciado, não será possível chegar de carro durante os 7 dias de evento do Rock in Rio. A medida acompanha o sucesso de outras edições, como o de Lisboa, 2010, que utilizou largamente o transporte coletivo. A campanha “EU VOU de ônibus”, que elaborou um esquema especial de transporte, incita o público a deixar seus carros em casa durante o festival.

A organização do evento contará ainda com a parceria da Sociedade Ponto Verde, Conteúdo Verde, Comlurb e a Cooperativa Barracoop, traçando metas para o reaproveitamento de resíduos – reduzindo a quantidade de lixo que seria encaminhada para os aterros sanitários –, coleta seletiva e projetos de reflorestamento.

Para os fumantes de plantão, está prevista a distribuição de 100 mil porta-guimbas, durante todo o festival, para que não os resíduos não sejam descartados no chão. Um grupo de 10 mímicos estará encarregado de abordar o público de forma leve e bem-humorada na distribuição do brinde.

Anúncios

One thought on “Meio Ambiente: Sustentabilidade “POR UM MUNDO MELHOR”

  1. A idéia de fazer esse projeto por um mundo melhor é bem interessante e eficaz nos dias do evento, e melhor ainda se continuasse depois. Muito bom o texto abordando um problema ambiental e o Rock in Rio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s