por Daniela Novo
O Rock in Rio começou e se você não está nem aí para esse evento, apresento outro que possa te interessar: a Copa do Mundo de Confeitaria. O único problema é que ela só poderá ser apreciada ano que vem, já que a ultima edição foi em janeiro deste ano, em Lyon, na França. Criada em 1989 pelo chefe francês Gabriel Pallaisson, a copa busca descobrir novos talentos na área mas não fica apenas nisso.
Para os amantes da Gastronomia – e, principalmente, dos doces- é um evento imperdível. As equipes, em dez horas, devem preparar uma sobremesa de prato, seis sobremesas sendo três de chocolates e três de frutas, três esculturas (gelo, chocolate e outra de fios de açúcar). Tudo isso sob a expectativa do público, dos jurados e dos críticos gastronômicos.
A competição é disputada entre as equipes dos países inscritos. Cada delegação tem o seu capitão, um chefe confeiteiro, e os grupos contam com quatro integrantes. Já o corpo de jurados, tem um representante de cada país participante, mais o fundador do evento. O presidente do júri é sempre o representante da equipe vencedora no ano anterior. Resumindo: é muito trabalho que deve estar aliado a tamanha criatividade.
Na edição de 2011, participaram 22 equipes e o Brasil conseguiu o 14º lugar na disputa, marcando 3.962 pontos. Foram oito posições acima da última participação, em 2009. Os vencedores foram os espanhóis (5.692 pontos) seguidos pelos italianos (5.450 pontos) e pelos belgas (5.357 pontos).
Também são premiadas as categorias chocolate, açúcar, escultura em gelo, espírito de equipe e promoção. E há um prêmio concedido por um júri formado pela imprensa especializada.
Hummm… Com tantas sobremesas, eu já comecei a imaginar as do próximo ano. E você? Um doce sábado! 🙂
Outras informações: