Gastronomia: A moça continua a mesma

por Daniela Novo

A dona de casa ou o mais avesso à cozinha conhecem o rótulo do Leite Moça. Dependendo da idade, até podem lembrar das mudanças que a embalagem do produto sofreu ao longo do tempo. Este ano, o Leite Moça completa 90 anos e não dá para negar que o rótulo do produto é um clássico nos mercados e nos armários das casas.

O leite condensado surgiu na Suíça, no final do século 19, quando a Société Nestlé se une a Anglo-Swiss Condensed Milk Co. Os americanos George e Charles Page, então donos da segunda empresa, tinham desenvolvido uma técnica para conservar o leite in natura. Condensar o leite era uma forma de manter o alimento próprio para consumo para os habitantes que migraram para as cidades.

E para a Nestlé se tornar uma gigante empresa do setor de alimentos, era necessário a instalação de fábricas no mundo. Em 1921, a primeira no Brasil, em Araras (SP), foi a responsável por popularizar o leite condensado entre as famílias do país. A embalagem era a mesma do produto estrangeiro: rótulo preto e branco, tipografia serifada e uma simpática camponesa suíça, a “La Laitière”, que para nós ficou conhecida como “a Moça”

Da esquerda para a direita, edições especiais de 1937, 1969, 1946, 1980, 1956 no formato atual da embalagem

Até 1962, a personagem estampou o centro do rótulo. Nos anos 1970, passou-se a destacar a marca “Moça” na lata e a jovem foi para o lado esquerdo da embalagem. Já em 1980, o rótulo não tem muitas alterações mas está com um visual mais limpo. Na década de 1990, a embalagem muda, ganhando um novo revestimento de papel. Enfatiza-se a tipologia e usa-se cores vibrantes.

Nos anos 2000, o rótulo ganha movimento, ainda mais, com o novo formato da lata que chegaria em 2004. Anatômico, a lata é fácil de segurar porém ruim para a retirada do produto (eu acho e muitos outros consumidores também).  Outra novidade é a impressão do rótulo na própria lata eliminando de vez o de papel. Isso sem falar na expansão da própria “marca” Moça (leite condensado light, bombons, sorvetes, brigadeiros etc).

O que acho curioso nisso tudo é uma pessoa, mesmo sendo inanimada, estampar um produto alimentício. Não é engraçado? Bom final de semana!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s