por Daniela Novo
Outro dia, estava assistindo TV e vi um bolo de chocolate que parecia delicioso. Até aí, nada de mais. O bolo era até de chocolate mas foi anunciado pela apresentadora do programa como de feijão. Sim. A massa era feita de feijão e a cobertura e recheio eram de chocolate. A massa, embora parecia ter um aspecto de bolo integral, ficava bem mas clara que uma de chocolate. Já o recheio e a cobertura, não tenho o que comentar. Quem conhece a confeitaria, vendo a aula, certamente saberia que não é uma novidade. Mesmo assim, o resultado do bolo era bem satisfatório.
Digo isso, pois é cada vez mais comum vermos pratos tradicionalmente doces com ingredientes salgados e vice-versa. A pizza de banana, o pastel Romeu e Julieta. Será que, por exemplo, essa invasão de ingredientes doces em iguarias salgadas pode provocar uma competição entre doces e salgados? Acho que não. Há gosto para todos. Mas que existe um estranhamento ao novo, existe.
Analisamos o pastel. Embora existam as versões doces, a maioria é salgada. O contrário do pastel em Portugal. O famoso pastel de Santa Clara é doce e é recheado com creme de ovos. E a palavra pastel é para receitas doces.
E tem torta e bolo doces, salgados… E por aí vai a criatividade e a discussão. O que acha dos ingredientes que vão competir em outra “área”? Comente!