Gastronomia: Parece, mas não é

por Daniela Novo

Outro dia, estava assistindo TV e vi um bolo de chocolate que parecia delicioso. Até aí, nada de mais. O bolo era até de chocolate mas foi anunciado pela apresentadora do programa como de feijão. Sim. A massa era feita de feijão e a cobertura e recheio eram de chocolate. A massa, embora parecia ter um aspecto de bolo integral, ficava bem mas clara que uma de chocolate. Já o recheio e a cobertura, não tenho o que comentar. Quem conhece a confeitaria, vendo a aula, certamente saberia que não é uma novidade. Mesmo assim, o resultado do bolo era bem satisfatório.

Digo isso, pois é cada vez mais comum vermos pratos tradicionalmente doces com ingredientes salgados e vice-versa.  A pizza de banana, o pastel Romeu e Julieta. Será que, por exemplo, essa invasão de ingredientes doces em iguarias salgadas pode provocar uma competição entre doces e salgados? Acho que não. Há gosto para todos. Mas que existe um estranhamento ao novo, existe.

Analisamos o pastel. Embora existam as versões doces, a maioria é salgada. O contrário do pastel em Portugal. O famoso pastel de Santa Clara é doce e é recheado com creme de ovos. E a palavra pastel é para receitas doces.

E tem torta e bolo doces, salgados… E por aí vai a criatividade e a discussão. O que acha dos ingredientes que vão competir em outra “área”? Comente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s