Meio Ambiente: “Hitler do clima” estrela documentário na Mostra do Meio Ambiente

por Jéssica Lauritzen

As questões ecológicas ganham espaço cada vez maior no mundo e no…. Festival do Rio (?). Criada há dois anos, a Mostra Meio Ambiente chega à sua terceira edição com (infelizmente) apenas 7 filmes na programação. Em 2009 foram 8; no ano passado, 12.

É uma mudança significativa já que, de acordo com o balanço do Festival do Rio de 2010, o público recorde de 250.000 pessoas mostrou sua preferência pela lotação de inúmeras sessões com filmes de diretores consagrados e estrelas em cena. Restou, portanto, um tímido comparecimento àquelas destinadas ao meio ambiente.

Desta vez, não temos autores nacionais no cardápio ambiental. Então, resolvi destacar o documentário Cool It – Não é bem assim, dirigido pela norte-americana Ondi Timoner. O filme é inspirado no livro homônimo e em O ambientalista cético, ambos do polêmico autor dinamarquês Bjørn Lomborg, que está no elenco.

Lomborg, que ficou conhecido como “Hitler do clima” desde que saiu da ONG Greenpeace e começou a relativizar (e, por vezes, negar) o teor catastrófico das alterações climáticas no mundo, consegue enxergar até mesmo benefícios diante da crise global. Pelo menos este é o mote do documentário.

Bjorn Lomborg

Este ferrenho questionador do aquecimento global apropriava-se de suas habilidades como estatístico para lançar mão de dados que pudessem relativizar e diminuir a importância do tema nas agendas governamentais, como este argumento: “Ao divulgar que 14% da Floresta Amazônica já foi derrubada, as pessoas ignoram o fato de que 86% da área continua intocada”. Para ele, grupos ambientalistas exageram e camuflam informações sobre os danos cometidos à natureza, como forma de valorizarem seu próprio trabalho.

Em uma atitude um tanto quanto confusa e contraditória, porém, em 2010, Lomborg solicitou uma bagatela de cerca de US$ 100 milhões para lançar, em parceria com economistas, um livro para o combate ao aquecimento global, propondo uma análise sobre onde se deve gastar dinheiro para reduzir o problema (o que ele sempre considerou muito dispendioso, e dispensável, para os cofres públicos).

Caro leitor (não desanime!), prestigiar o Festival do Rio e conhecer diferentes linhas de pensamento, inclusive sobre o Meio Ambiente, continua sendo uma boa opção. Para assistir ao trailer do documentário Cool It – Não é bem assim, navegue por aqui:

PROGRAMAÇÃO COOL IT:

SÁBADO, 15/10 17:20|ESTAÇÃO SESC BARRAPOINT

TERÇA, 18/10 17:00|ESTAÇÃO SESC RIO

TERÇA, 18/10 23:30|ESTAÇÃO  SESC RIO

QUINTA, 20/10 13:20|ESTAÇÃO  VIVO GÁVEA

QUINTA, 20/10 19:50|ESTAÇÃO  VIVO GÁVEA

MOSTRA MEIO AMBIENTE

http://2011.festivaldorio.com.br/programacao/?mostra=meio-ambiente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s