Cinema Mortal

Os cinéfilos estão bem acostumados a recorrer ao Internet Movei Database (IMDB) para saber mais sobre um filme. O site é um excelente banco de dados sobre a produção audiovisual especialmente a norte-americana. Já aqueles com interesses um tanto mórbidos podem usar outra ferramenta: o Movie Deaths Database.

O MDDB mostra, por exemplo, quem são os personagens mais homicidas da história do cinema. Há ainda informações sobre os atores com maior instinto assassino e aqueles que mais morreram. Claro que tudo isso é na ficção. Do contrário, a população da Califórnia teria motivos de sobra para temer o governador do estado Arnold Schwarzenegger. Seu currículo é digno de um serial killer. Ao todo, ele deixou 28 vítimas.

Entre os personagens sanguinários, a medalha de ouro fica com James Bond. Roger Moore é o intérprete da franquia que mais levou a sério o lema de que tinha licença para matar. Nos sete filmes em que encarnou o agente 007, Moore liquidou com 16 pessoas. Sean Connery fica logo atrás, aniquilando 12.

Assim como o IMDB ou a Wikepedia, o conteúdo do Movie Deaths é alimentado por voluntários. O problema é que nem sempre eles têm um compromisso com a precisão dos fatos. Como o MDDB atinge menos usuários, é mais difícil que algo seja corrigido. Portanto, é possível que Schwarzenegger tenha eliminado até um número maior de personagens. Resta saber quem está disposto a confrontar tudo que está no site.

Apesar dos possíveis erros, o MDDB não deixa de despertar curiosidade. Um dos seus destaques é uma lista com as cenas de mortes preferidas dos internautas. No topo do ranking, está a execução de Kevin (Elijah Wood) de Sin City, dirigido por Robert Rodriguez e Frank Miller. Você pode conferir a relação dos dez primeiros lugares na tabela abaixo. Para ver cada trecho, é só clicar no título do longa. Os exemplos de Alien: o Oitavo Passageiro e de Scanners talvez sejam os mais nojentos. Porém, são inegavelmente originais.

Filme Personagem morto
1 Sin City Kevin
2 À Espera de um Milagre Eduard Delacroix
3 Robocop Alex J. Murphy
4 O Sexto Sentido Dr. Malcolm Crowe
5 Aliens – O Resgate Rainha dos Aliens
6 Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado Cavalheiro Negro
7 O Último dos Moicanos* Magua
8 Tróia Hector
9 Alien: o Oitavo Passageiro Kane
10 Scanners Primeiro Scanner

* A morte de Magua (Wes Studi) é a última da cena de batalha.

A ideia do Movie Deaths é um pouco bizarra, mas sua proposta é até relevante. O texto de apresentação do site diz que há inúmeras páginas na internet que abordam aspectos variados do cinema: direção, fotografia, elenco, trilha sonora etc. A morte de um personagem pode ser o elemento de maior importância no enredo. Afinal, o castigo definitivo do vilão às vezes é tão aguardado quanto o beijo entre o herói e a mocinha.

2 thoughts on “Cinema Mortal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s