por Daniela Novo
Nunca imaginei que na internet encontraria os últimos pedidos gastronômicos de anônimos e famosos antes de falecerem. Achei isso graças a Luiza Andrade, a blogueira de Cinema do 7em1. De fato, o mundo virtual tem muitas bizarrices. Aqui, se encontra de tudo.
Last Meal Project, criado pelo fotógrafo Jonathon Kambouris, é uma ideia simples e ao mesmo tempo polêmica. O americano pesquisou quais foram os pedidos gastronômicos de 18 presos condenados à morte. Até esse ponto, original. Kambouris, na verdade, toca em uma questão muito comum e controversa: a pena de morte.
Os compatriotas de Kambouris apresentam o seguinte perfil: são todos do sexo masculino (com exceção de duas mulheres), a maioria são negros, boa parte morreu através da injeção letal. Sobre a última refeição, os pedidos baseavam-se nas lembranças do passado ou no desejo momentâneo. Confira:
- café, ovos fritos, bife e Hash Brown (prato a base de batata e carne moída);
- farinha de aveia com leite;
- salada com molho ranch, pêssego, banana;
- suco natural de laranja;
- duas taças de sorvete de chocolate com menta;
- café;
- balas sortidas;
- hambúrguer, batata frita e refrigerante;
- “justiça, igualdade e paz mundial” (impactante, não acha?);
- sanduíche de sorvete;
- chá e biscoitos;
- Coca Cola com frango frito;
- Sagrada Eucaristia;
- um vidro de picles com endro;
- um disco de tortilla e um copo d’água;
- cheeseburger, batata frita, torta de maçã e uma Pepsi;
- uma azeitona;
- “declined” (ou decaída, piorada; possivelmente uma piada do preso ao ser informado que deveria pedir o seu último prato antes de morrer).
Os condenados não podem fazer exigências extravagantes. Determina-se que a refeição não ultrapasse $40 e que deva ser comprada no comércio local. Sem dúvida, Last Meal resgata uma discussão em que a comida é coadjuvante. Antes de encerrar, a revista Piauí fez um teste para saber se você acerta a comida final dos famosos. Veja aqui. Um dia iluminado!!!