Meio ambiente: Eco4planet – “Google verde” gera plantio de árvores

por Jéssica Lauritzen

Você pergunta, o Google responde. Pense em quantas vezes você faz isso durante o dia. Agora multiplique pela cota de todos os usuários conectados pelo mundo.

Pensando em compensar ou neutralizar a quantidade de gás carbônico (CO2) emitida durante ações como esta, um grupo desenvolveu um serviço de busca diferenciado com uma proposta ambientalmente correta: gere plantios de árvores sem sair de casa, enquanto realiza suas buscas através do computador.

Pelo menos é isso que o Eco4Planet promete. Esse buscador ecológico oferece pesquisas via Google™ CSE por meio de uma estrutura igualmente rápida e eficaz, porém de modo mais econômico e sustentável.

A proporção é de 1 árvore plantada para cada 50 mil acessos totais realizados através desta ferramenta: a cada pesquisa via Google, leitura de matéria no blog ou participação em um debate do fórum (O contador de acessos gira começando sempre em 50 mil e descendo; toda vez que chegar a zero, uma árvore será plantada). Se isso é pouco ou significante é algo que diverge opiniões, mas se “de grão em grão a galinha enche o papo”, de árvore em árvore, o meio ambiente respira melhor. E nós também.

Através do Twitter @eco4planet é possível acompanhar o status do plantio realizado – com data, hora, local, fotos e vídeos –, em geral, pelos arredores da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo (por questão de logística), além de fiscalizar os prometidos. Os locais e as mudas mais adequadas são escolhidos com o auxílio de estudantes e biólogos, além do trabalho de voluntários.

Ok. E porque eu iniciei esta conversa falando sobre o Google e o seu “primo verde”? Este gigante da Internet provoca dependência sem igual em meio à vida atribulada que vivenciamos hoje. Como extensão do corpo – e, mais precisamente, do cérebro humano –, ele é mediador das “N” bilhões de buscas realizadas diariamente na web. A empresa opera grandes centros de dados, consumindo também grande quantidade de energia.

Mas o fato é que um computador ligado, por si só, já é um considerável gasto e, seja para uso pessoal ou como ferramenta de trabalho, torna-se cada vez mais difícil reduzirmos o tempo de uso. Eu, enquanto escrevo; e você, enquanto lê este post, por exemplo.

Para economizar a energia, a versão para tela do buscador em fundo escuro é uma opção adequada para os monitores CRT/TUBO (a economia anual seria de mais de 7 Milhões de Kilowatts-hora); e para os monitores LCD/LED, a melhor opção é o fundo branco. Ambas as versões estão disponíveis no site. (Para monitores de tubo e plasma, confira também o projeto Greenpeace Black Pixel)

Assim, é interessante prestarmos atenção em alguns detalhes: sempre que for se ausentar por mais de meia hora, vale à pena desligar o computador. Desligue o monitor de vídeo quando for se afastar por mais de 15 minutos. Essas e outras dicas, que considero simples e preciosas, podem ser conferidas através deste link.

  • Até ontem (08/11), o Eco4Planet divulgou que 622 árvores já foram plantadas, desde o início do projeto; e o contador exibiu o número de 32.116 acessos restantes a serem alcançados para o próximo plantio.

Que tal contribuir também, e ajudar a divulgar? 😉

Anúncios

3 thoughts on “Meio ambiente: Eco4planet – “Google verde” gera plantio de árvores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s