Literatura: Cibermistérios e outros horrores – Quando a tecnologia se vira contra nós

por Fabiola Paschoal

 

“Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”

Arthur Clarke

Eu sou aficionada por tecnologia e estou sempre testando novidades. Me encanta a forma como coisas que antes eram consideradas impossíveis tornam-se reais, meio como se fosse um passe de mágica. É por isso que fiquei tão empolgada quando surgiu a oportunidade de ler Cibermistérios e outros horrores, de Laura Bergallo (Editora Rocco). O livro mistura a tecnologia com o sobrenatural, em contos que aliam gadgets ultramodernos com acontecimentos misteriosos.

Para começar, devo dizer que eu não sou exatamente o target deste livro, que é voltado para jovens adultos. Apesar de eu ter passado há pouco tempo desta fase, confesso que meu coração é mesmo dos títulos mais adultos. Isso não me impediu, porém, de me divertir bastante com Cibermistérios. Achei a autora bastante criativa e gostei dos links que ela criou entre os artefatos tecnológicos e os mistérios da história. Como o próprio nome sugere, todos os contos têm a ver com tecnologia. Os “protagonistas” das historinhas vão de aparelhos como fax e câmeras digitais, até redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Comecei a ler achando que ia ser bobinho, porém me surpreendi com alguns contos, que realmente me deixaram tensa durante a leitura. Claro que não é uma coisa super macabra, até porque é uma publicação voltada para os jovens. Mas dá medinho, sim. Aqui cabe um adendo: eu gosto de ler livros no Kindle enquanto faço esteira (nerd tem dessas coisas) e, quando estava lendo, a academia estava completamente vazia. Imagine a pessoa impressionável aqui, sozinha numa academia no décimo oitavo andar do prédio, lendo livro de “terror”. Desnecessário dizer que terminei minha série rapidinho para poder voltar para casa logo.

Uma coisa interessante que notei é que a maioria dos contos não tem um final que explique totalmente o mistério do enredo, sabe? O desfecho fica em aberto, a cargo da imaginação do leitor, o que eu achei interessante e assustador ao mesmo tempo. Alguns finais são meio previsíveis, mas, novamente, não vou tirar pontos do livro porque eu já passei da faixa etária para a qual ele é destinado. Meu conto favorito foi o “Fofuras Tales” que tem um pé no trash, achei muito engraçado. Também fiquei com muita peninha da Dona Bela em “O Sinal”.  Acho que não houve nenhum conto que eu não gostasse, sinceramente.

Enfim, achei o livro interessante e divertido, ótima literatura de entretenimento para os adolescentes, e também para os adultos que amam o gênero (e, pelo que vejo nos blogs literários, são muitos que amam YA!). A linguagem é simples e os contos são bem-escritos. O ritmo do livro é rápido e a leitura é leve, tanto que li em um dia. Algo que vale ressaltar é que eu sou muito chata com erros de ortografia e digitação, e não encontrei nenhum neste volume! A Rocco está de parabéns pela revisão impecável. Eu não conhecia esta autora, mas a primeira impressão foi positiva.

E, como nós do 7 em 1 somos blogueiras muito fofas, esta semana tem surpresinha! A Editora Rocco ofereceu um exemplar de Cibermistérios e outros horrores para sortear aqui no blog.  Se você ficou curioso, siga a gente no twitter (@blog7em1) e twitte a frase: Eu quero ganhar o livro Cibermistérios e outros horrores que o @blog7em1 está sorteando! http://kingo.to/THn. Vou fazer o sorteio daqui no dia 1º de dezembro, então você tem até o dia 30/11 para se inscrever. Boa sorte, e até semana que vem. 🙂

Quanto mais vezes você twittar, maiores são suas chances de ganhar!

Anúncios

One thought on “Literatura: Cibermistérios e outros horrores – Quando a tecnologia se vira contra nós

  1. Pingback: Quer ganhar o livro Cibermistérios e outros horrores? «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s