Música: Trilha Sonora de Amanhecer – Parte 1

por Amanda Borges

Hoje é um dia esperado por milhares de fãs ao redor do mundo. Eu, que sou fã de outras sagas, não estou na posição de criticar a qualidade dos livros e filmes da série Twilight. Por sorte, os filmes trazem ótimas músicas na trilha sonora.

O recém lançado CD de Breaking Dawn reúne artistas que não têm muito em comum entre si, mas que têm fôlego para conquistar mais plateias. Assim como nas trilhas sonoras dos filmes anteriores, bandas novas se contrapõem à artistas já consagrados. Dessa vez a seleção parece ser um pouco mais fraca. Se antes Muse, Radiohead, Paramore, entre outros, eram nomes certos, a trilha de Amanhecer conta com nomes menos badalados. O principal destaque vai para Bruno Mars, com It Will Rain.

No início, o que chama atenção é o clima deprê. Esse não é o livro do casamento? A lua de mel foi tão ruim assim? Mas depois as músicas ficam mais animadas. From Now On, do The FeaturesI Didn’t Mean It, do The Belle Brigade, Sister Rosetta, do Noisettes, são boas surpresas numa trilha que tende para o tom meloso (a ponto de Bruno Mars cantar If you ever leave me, baby/
Leave some morphine at my door
). Noisettes já mostrou que sabe fazer músicas dançantes antes. Quem não conhece Don’t Upset The Rhythm, lançada em 2009? The Belle Brigade é uma daqueles bandas novas que eu falei antes. O primeiro álbum deles foi lançado esse ano e recebeu críticas positivas. The Features merece um post só deles, acho que – das novas – vai ser a banda com maior destaque pós-Twilight.

A nova versão de Flightless Bird, American Mouth, do Iron & Wine, vai tocar em muitos casamentos daqui para frente. Não é, fãs de Twilight? É linda, reconheço. Iron & Wine sabe fazer músicas com melodias bonitas sem parecer brega, tipo a fraquinha Northern Lights, do Cider Sky.

A música que para mim seria perfeita para marcar os momentos sombrios do filme seria Cold, por Aqualung & Lucy Schwartz. É o tipo de música que evoca um dia cinzento e chuvoso. Só nesse filme ela poderia tocar durante um nascimento . Quem leu os livros vai entender…

E a música em espanhol?? Eles vieram até o Brasil e acham que falamos português? Cadê a música brasileira para tocar enquanto eles estão na Lapa? Bem, Llovera, de Mia Maestro (uma Argentina, hunf!), definitivamente não vai tocar nas cenas da Lapa. Brincadeiras à parte, a música é mais uma que trata do medo de perder o amado.

A parte instrumental ficou a cargo de Carter Burwell, responsável pelo primeiro filme da franquia. No título ele já resume bem o clima de Amanhecer: Love Death Rebirth (Amor Morte Renascimento).

O CD sai hoje, mas quem quiser pode ouvir o CD inteiro antes de correr para as lojas:

The Joy Formidable - "Endtapes"
Angus & Julia Stone - "Love Will Take You"
Bruno Mars - "It Will Rain"
Sleeping at Last - "Turning Page"
The Features - "From Now On"
Christina Perri - "A Thousand Years"
Theophilus London - "Neighbors"
The Belle Brigade - "I Didn't Mean It"
Noisettes - "Sister Rosetta (2011 Version)"
Cider Sky - "Northern Lights"
Iron & Wine - "Flightless Bird, American Mouth (Wedding Version)"
Imperial Mammoth - "Requiem on Water"
Aqualung & Lucy Schwartz - "Cold"
Mia Maestro - "Llovera"
Carter Burwell - "Love Death Rebirth"

E vocês, o que acharam da trilha? É só para os fãs dos vampiros ou já ganhou fãs de outras espécies?

5 thoughts on “Música: Trilha Sonora de Amanhecer – Parte 1

    • Oi Tainá,
      também senti falta do Muse. Li em algum lugar que a banda sentia como se estivesse se vendendo ao liberar as músicas para a saga e que inicialmente ele não sabia do sucesso dos livros. Alguém tem que dizer para eles que depois de “se vender” três vezes, podiam muito bem liberar mais umazinha, né? rsrs Quem sabe para o último filme…

  1. Pingback: Vampiros me mordam! Trilha sonora de Amanhecer – Parte 2 « 7 em 1

  2. Pingback: Retrospectiva 2012: o Cinema no ano que passou « 7 em 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s