Gastronomia: Tentando desvendar o Bloody Mary

por Daniela Novo

Na onda vampiresca, que tal um Bloody Mary? Em bom português, a bebida significa “Maria Sangrenta”, já que o coquetel é vermelho e o suco de tomate é o grande responsável pela cor. A origem do nome Bloody Mary é controversa. Existem três interpretações para isso.

Uma delas refere-se a uma garçonete que era chamada pelos clientes de Bloody Mary, no bar Bucket of Blood, em Chicago. Outra, acredita-se que seja uma homenagem a Mary Pickford, primeira atriz do cinema mudo. A terceira, vem da Inglaterra. Nesse caso, Bloody Mary está relacionado a Maria Tudor ou Maria I, rainha inglesa que perseguiu protestantes na Escócia e na Inglaterra no século XVI.  Sua intolerância com outras religiões, exceto a católica, levou os oponentes a apelidarem-a  de “Bloody Mary”.

Como é difícil o explicar a origem do nome, parece ser mais fácil falar da criação. A autoria é dada a um barman de Paris, Fernand Petiot, que costumava elaborar o drink para Ernest Heminghay e exilados americanos. Nos primeiros testes a bebida era composta apenas por sal, molho de tabasco e suco de limão. A partir daí, desenvolveu a receita colocando vodca, pimentas preta e caiena, molho Worcestershire e gelo quebrado. Hoje,  há muitas versões chegando até ter sangue de vaca no lugar do molho de tomate, o Bloody Dracula (!) ou Bloody Marghiola.

Aqui você confere a preparação do Bloody Mary segundo a apresentadora Nigella Lawson, do programa Receitas de Nigella, que era exibido no  GNT. O passo a passo do coquetel começa a partir de 5’10”.

 Volto sábado!!

Anúncios

One thought on “Gastronomia: Tentando desvendar o Bloody Mary

  1. Pingback: Gastronomia: Das paredes aos alimentos «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s