por Fabiola Paschoal
Não sou a pessoa mais entendida de futebol, apesar de acompanhar alguns jogos e já ter até ido ao Maracanã. Então, hoje o post vai ser um pouco diferente: vou dar cinco dicas de livros que abordem o futebol como assunto principal!
Gigantes do Futebol Brasileiro: Este livro se destaca porque contém registros narrados como se fossem histórias. Bem escrito e muito diferente de outros livros maçantes sobre futebol, Gigantes conta curiosidades sobre 21 perfis futebolísticos brasileiros: Friedenreich, Fausto, Domingos da Guia, Leônidas, Tim, Romeu, Zizinho, Jair Rosa Pinto, Heleno, Danilo, Nilton Santos, Garrincha , Pelé, Gerson, Rivelino, Tostão, Falcão, Zico, Romário, Ronaldo, Ademir e Didi. Os “causos” são narrados pelos autores João Máximo e Marcos de Castro, com prefácio do não menos brilhante Luis Fernando Veríssimo.
À Sombra das Chuteiras Imortais: O livro de Nelson Rodrigues é uma coletânea de textos esportivos publicados pelo autor entre 1955 e 1970, cobrindo o “período de ouro” do futebol brasileiro e narrando fatos como a famosa derrota para o Uruguai no Maracanã em 50 e a conquista do tricampeonato em 70. Fica a dica para quem é fã da obra de Nelson Rodrigues.
O Profeta Tricolor: Ainda falando em Nelson Rodrigues, O Profeta Tricolor é uma compilação de crônicas organizadas por seu filho. Nos artigos, a pauta é a paixão que o escritor sentia pelo clube do coração, o Fluminense. É considerada uma obra essencial para todos os tricolores cariocas.
Estrela Solitária: A biografia de Garrincha, escrita por Ruy Castro, deu o que falar na época de seu lançamento porque, apesar de ter um “ar” de romance, é baseado em fatos e personagens reais. Infelizmente, a história da vida do eterno camisa 7 do Botafogo hoje em dia é bem difícil de ser encontrada, já que o livro acabou sendo proibido posteriormente (mas eu tenho!). Não dá para comprar mais em livrarias, mas a internet está aí para isso, né? ;D
Deixa que eu chuto 2: Há quem não goste de Renato Maurício Prado, mas o fato é que este volume conta com crônicas esportivas bem-humoradas escritas pelo autor (provenientes de sua coluna no jornal O Globo). O diferencial é que, parte dos contos, é narrado pelos próprios leitores. É uma boa pedida para quem gosta de “fofocas futebolísticas” e de textos divertidos. Ah, como o próprio nome já entrega, existe um Deixa que eu chuto “volume 1” mas, aparentemente, a continuação fez mais sucesso. Vai entender…
A lista continua eternamente pois são muitos os apaixonados por futebol no Brasil e, portanto, há inúmeros títulos sobre o tema. Porém, recolho-me à minha quase ignorância sobre este assunto e deixo como sugestões os volumes acima.
Você gosta de futebol? Costuma ler sobre o assunto? Eu confesso que nunca tinha parado para pensar em ler um livro sobre esportes antes de ficar sabendo do tema da semana!
Acho que existe um livro do Arnaldo Cesar Coelho se não me engano.
Hum, esse eu não me lembro de ter visto por aí ainda. Procurarei. 🙂