Literatura: 5 Livros sobre Futebol

por Fabiola Paschoal

Não sou a pessoa mais entendida de futebol, apesar de acompanhar alguns jogos e já ter até ido ao Maracanã. Então, hoje o post vai ser um pouco diferente: vou dar cinco dicas de livros que abordem o futebol como assunto principal!

Image

Gigantes do Futebol Brasileiro: Este livro se destaca porque contém registros narrados como se fossem histórias. Bem escrito e muito diferente de outros livros maçantes sobre futebol, Gigantes conta curiosidades sobre 21 perfis futebolísticos brasileiros: Friedenreich, Fausto, Domingos da Guia, Leônidas, Tim, Romeu, Zizinho, Jair Rosa Pinto, Heleno, Danilo, Nilton Santos, Garrincha , Pelé, Gerson, Rivelino, Tostão, Falcão, Zico, Romário, Ronaldo, Ademir e Didi. Os “causos” são narrados pelos autores João Máximo e Marcos de Castro, com prefácio do não menos brilhante Luis Fernando Veríssimo.

À Sombra das Chuteiras Imortais: O livro de Nelson Rodrigues é uma coletânea de textos esportivos publicados pelo autor entre 1955 e 1970, cobrindo o “período de ouro” do futebol brasileiro e narrando fatos como a famosa derrota para o Uruguai no Maracanã em 50 e a conquista do tricampeonato em 70. Fica a dica para quem é fã da obra de Nelson Rodrigues.

O Profeta Tricolor: Ainda falando em Nelson Rodrigues, O Profeta Tricolor é uma compilação de crônicas organizadas por seu filho. Nos artigos, a pauta é a paixão que o escritor sentia pelo clube do coração, o Fluminense. É considerada uma obra essencial para todos os tricolores cariocas.

Estrela Solitária: A biografia de Garrincha, escrita por Ruy Castro, deu o que falar na época de seu lançamento porque, apesar de ter um “ar” de romance, é baseado em fatos e personagens reais. Infelizmente, a história da vida do eterno camisa 7 do Botafogo hoje em dia é bem difícil de ser encontrada, já que o livro acabou sendo proibido posteriormente (mas eu tenho!). Não dá para comprar mais em livrarias, mas a internet está aí para isso, né? ;D

Deixa que eu chuto 2: Há quem não goste de Renato Maurício Prado, mas o fato é que este volume conta com crônicas esportivas bem-humoradas escritas pelo autor (provenientes de sua coluna no jornal O Globo). O diferencial é que, parte dos contos, é narrado pelos próprios leitores. É uma boa pedida para quem gosta de “fofocas futebolísticas” e de textos divertidos. Ah, como o próprio nome já entrega, existe um Deixa que eu chuto “volume 1” mas, aparentemente, a continuação fez mais sucesso. Vai entender…

A lista continua eternamente pois são muitos os apaixonados por futebol no Brasil e, portanto, há inúmeros títulos sobre o tema. Porém, recolho-me à minha quase ignorância sobre este assunto e deixo como sugestões os volumes acima.

Você gosta de futebol? Costuma ler sobre o assunto? Eu confesso que nunca tinha parado para pensar em ler um livro sobre esportes antes de ficar sabendo do tema da semana!

2 thoughts on “Literatura: 5 Livros sobre Futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s