Literatura: O Casamento na Chick-lit

Por Fabiola Paschoal

Não sei se já comentei isso aqui, mas no meu blog pessoal com certeza eu já comentei que, ao contrário de muitas mulheres, eu não sou muito chegada à chick-lit (ou literatura de mulherzinha, si vous voulez). Salvo várias exceções, as mocinhas desse tipo de livro sempre me matam de vergonha-alheia, de tão tapadas e ingênuas que são. Eu sei que é uma tentativa de fazer humor, e que muita gente gosta dessas personagens atrapalhadas, mas eu não consigo achar bonito associar a imagem da mulher a um estereótipo de pessoa bobinha. Mas enfim, divago.

Apesar de não ser meu gênero favorito, eu admito ter vários chick-lits na estante. Costumo ler bastante, principalmente na esteira ou no transporte público, porque é um tipo de leitura leve, divertida, boa para desanuviar os pensamentos. Como toda boa literatura de mulherzinha que se preze, geralmente estes livros envolvem uma bela história de amor, mesmo que seja apenas um pano de fundo para a trama se desenrolar. E, é claro, muitos destes livros giram em torno do casamento, que ainda é um sonho para muitas mulheres. Para a coluna de hoje, decidi fazer uma compilação de livros que tratem do tema. Então, vem comigo!

O Noivo da Minha Melhor Amiga

O título traduzido do livro de Emily Giffin ficou a cara da breguice, o original “Something Borrowed” é muito mais sutil e apropriado, na minha opinião. Mas o livro é divertido. A história é aquele clichezão: a certinha Rachel se apaixona pelo noivo da sua amiga, a fútil e egoísta Darcy. Apesar da amiga não ser nenhuma santa, Rachel se sente culpada, porque sempre foi uma “menina exemplar”, e trair sua melhor amiga não combina nada com essa reputação .

As Listas de Casamento de Becky Bloom

Apesar de achar a escrita da Sophie Kinsella muito afetada para o meu gosto, eu me identifico horrores com a Becky Bloom, afinal, qual mulher nunca teve aqueles momentos consumistas incontroláveis diante de uma vitrine? No 3º volume da série, Becky é pedida em casamento por Luke, e várias confusões acontecem durante os preparativos. Entre preparar listas de presente, decidir onde será a cerimônia e experimentar mil vestidos, Becky acaba surtando. Acho válido esconder o cartão de crédito antes de ler.

 Casório?!

Neste livro da Marian Keys (minha autora de chick-lit favorita!), Lucy Sullivan é uma fracassada no que se refere aos assuntos sentimentais. Até os 26 anos, nunca tivera um namoro que desse certo. Mas tudo muda quando ela vai a uma cartomante que afirma que a moçoila irá se casar em breve. O único detalhe é que ela não tinha nenhum pretendente! A partir daí, Lucy começa uma busca frenética por um noivo adequado, o que rende boas risadas. Se, no final, acontece ou não um casamento? Isso só lendo para descobrir… 🙂

Temporada de Casamento

Joy Silverman é bonita, bem-resolvida e tem namorado, mas não deseja se casar e tem verdadeira alergia a esta instituição. Porém, um belo dia ela se dá conta de que, em seis meses, terá que comparecer a nada menos do que 17 casamentos. Ela não falta a nenhuma das cerimônias da temporada, por mais que experimentar vestidos lhe cause náuseas. O livro de Darcy Cosper é gostosinho de se ler, e mexe com nossas convicções.

Pobre não tem sorte

Por fim, o representante brasileiro da lista! No livro de Leila Rego, Mariana é uma moça de origem humilde, que vê sua vida mudar ao ficar noiva de um homem riquíssimo, dono de um apartamento enorme, que finalmente irá tirá-la da pobreza. Deslumbrada com a iminência de ter fama e fortuna, Mariana vê nesta união a chance de garantir o seu futuro, mas logo vai descobrir que, em um casamento, o amor deve vir antes do que interesses financeiros.

A lista continuaria infinitamente, mas meu top 5 termina por aqui. Agora, diz para mim nos comentários: você sonha com um casamento tradicional, ou acha que essa é uma convenção social ultrapassada? Eu confesso que este não é o meu maior objetivo na vida, mas que pretendo me casar, um dia, sim. 🙂

2 thoughts on “Literatura: O Casamento na Chick-lit

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s