Pesadelo de Natal

por Luiza Andrade

Um Natal em que tudo dá errado. Esse é mote de O estranho mundo de Jack (1993). O título original, The Nightmare Before Christmas, já entrega a história. Os preparativos natalinos mostrados no enredo viram um pesadelo. No universo de fantasia, da Disney, criado por Tim Burton, há uma cidade para cada feriado. Em Halloween Town, a população vive o dia das bruxas o ano inteiro. Tal cotidiano começa a mudar quando Jack sugere algumas novidades.

Cansado da rotina de assustar os outros, Jack sai para caminhar e encontra um portal que o leva à Christmas Town. Ele fica fascinado e decide levar a magia dessa festa desconhecida para sua terra. No início, seus conterrâneos se mostram bem entusiasmados. Porém, os planos de Jack dão errado.

 A desventura de Jack é contada no formato de um musical. A trilha é composta por Danny Elfman, parceiro de longa data de Tim Burton. Elfman chega a dublar Jack quando o personagem canta. As músicas funcionam muito bem na narrativa e ainda são daquelas que grudam na cabeça. Veja o exemplo de “What is this”, canção cantada por Jack ao chegar a Christmas Town.

Além do conteúdo, a origem da trama protagonizada por Jack é igualmente incomum. O roteiro foi baseado em um poema de três páginas que Tim Burton escreveu nos anos 80 enquanto ainda trabalhava na Disney. Toda a atmosfera desse desenho é a cara da estética de Burton, mas foi Henry Selick quem ficou a cargo de direção. Mesmo assim, todos se lembram da animação como se ela fosse apenas de Burton. Vemos isso logo na abertura que você pode conferir abaixo.

Um dos destaques do filme é sua riqueza visual. Essa importância com design deve ter  facilitado o potencial  de vendas dos produtos relacionados a Jack e seus coadjuvantes. Nas lojas da Disney ou pela internet, é possível comprar diversos artigos referentes ao desenho. Há itens de decoração como luminárias; peças de roupa; relógios; brinquedos; games etc. Na ficção, a festa de Jack pode até ter sido um fracasso. Mas fora das telas, ele é um sucesso inclusive comercial.

Por ter um clima um tanto sombrio, O estranho mundo de Jack foi motivo de preocupação dos executivos da Disney. Cogitaram até adaptar a história para a forma de curta-metragem nos moldes de Vincent, produção criada por Burton em 1982. A desconfiança se mostrou claramente desnecessária, pois Jack conquista fãs até hoje, tanto que o filme se tornou um clássico de Natal. O longa é uma boa pedida para esta época do ano.  Feliz Natal e até a próxima semana.

One thought on “Pesadelo de Natal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s