Meio Ambiente: Que presente te dar?

por Jéssica Lauritzen

Sapatinhos na janela, meias penduradas na lareira, na árvore… Qual é o melhor chamariz para atrair a atenção do bom velhinho? Se você optasse por cultivar uma mudinha de planta na época natalina, provavelmente, atrairia um Papai Noel versão ecofriend, como o sr. Antônio Franco de Souza, que é conhecido nas redondezas de Terra Rica, no Paraná, como o 1° Papai Noel Ecológico do Brasil. Com o apoio da Secretaria de Agricultura do estado, durante as aparições para as crianças, ele chega de helicóptero, vestido de verde, em homenagem ao meio ambiente, e dá dicas sobre a preservação e conservação da natureza.

Coincidência ou não, a revista Super Interessante traz um game que conta a história originária da figura inspirada em São Nicolau, nascido na Turquia, e apresenta a versão brasileira com um caráter ecológico. Por meio de um teste online (Link: http://abr.io/papai-noel), o chamado Papai Noel Verde traça um perfil sobre as  características da pessoa que você gostaria de presentear e algumas sugestões de presentes sustentáveis adequados às revelações da pesquisa. Segue um exemplo prático do resultado de um teste:

Você pensou em:

homem, jovem, agradável, extrovertido, consciente, aberto,  equilibrado.

Presente sugerido:

Barbeador a manivela – Graças ao dínamo,  é ótimo para quem quer se barbear em qualquer lugar sem precisar de uma fonte de alimentação. Também pode ser carregado via USB.

Além dos diversos produtos ambientalmente corretos e ecogadgets disponíveis atualmente no mercado, é importante lembrar que, em uma data de celebrações, decorações especiais, encontros e presentes, o momento é oportuno para reciclar, fazer arte e fazer bonito. Seja na hora de embalar os presentes para os amigos secretos, amigos roubados e afins, entre familiares e amigos, ou na hora de montar a tradicional árvore de Natal, as garrafas pet recicladas (que levariam cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente) são boas aliadas na produção de artigos originais, simpáticos e econômicos.

De acordo com uma matéria exibida na última semana no SBT, desde o Natal de 2009, um antigo barracão na cidade de Benevides, no Pará, deu lugar a uma fábrica que produz toda a decoração natalina da cidade com garrafas desse tipo.

Aliando o útil ao agradável, que tal reunir os amigos e a família para enfeitar o seu bairro, a sua rua ou a sua casa? Com um pouco de criatividade e boa vontade, esta é uma ótima pedida para o Natal.

Anúncios

2 thoughts on “Meio Ambiente: Que presente te dar?

  1. Ótimas idéias de presentes sustentáveis e muito boa a associação do texto.
    Em Teresópolis também é assim, as redondezas da Prefeitura da cidade fica toda enfeitada com artigos produzidos em pet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s