Gastronomia: Para todos os gostos

por Daniela Novo

Eu não posso falar como é a ceia de cada brasileiro pois não conheço todos os nativos. No entanto, é de praxe ver (pelo menos nos comerciais) aqueles pratos que fazem parte do imaginário coletivo. Assim, pensamos que uma ceia natalina precisa ter peru, farofa, salada de batata com maionese, rabanada, panetone, pavê, castanhas etc.

Como verão já começou e o calor já está demonstrando para o que veio, ingerir comidas pesadas em um clima quente, não é uma boa combinação. Você sabe… O estômago fica pesado, você se sente com uns 200 quilos a mais no dia de Natal e por aí vai.

No próximo Natal, então, você pode aproveitar as frutas e ingredientes da época para fazer uma ceia além de econômica, mais leve para o organismo.  Que tal retirar o peru/chester, carnes demasiadamente comercializadas nesta época, por peixes marinados assados? Ou trocar ou, ao menos, diminuir o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas por sucos de fruta gelados ótimos para a estação? Imagine combinações!

Para algumas famílias pode ser difícil mudar certas receitas transmitidas de geração para geração. Entretanto, existem donas de casa e chefes interessados em levar ao comensal pratos mais leves e diferentes. Aqui é possível ver a sugestão de quatro estudantes de Gastronomia para as ceias natalinas.

Seja você adepto da ceia tradicional ou moderna, eu só espero que se não se prive de comer. Aproveite que dezembro é descaradamente o mês de “entregar-se” para comer o que desejar e tentar ser uma pessoa melhor (momento piegas, mas é verdade). Boas festas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s