por Daniela Novo
Nada melhor do que falar de coisas positivas no último dia do ano! Vamos deixar os dissabores de lado e rever os destaques da Gastronomia do país em 2011. Na verdade, tentei fazer uma retrospectiva conforme lembrei e pesquisei porque fazer o “balanço gastronômico” de um país com dimensões continentais fica difícil. Olha o que consegui:
1. Na minha opinião, 2011 foi a popularização das lojas que vendem sorvetes de iogurte, pelo menos, no Rio. Parecia que ia ser só moda, mas as casas estão sobrevivendo e crescendo aqui. Novos sabores estão sendo lançados bem como cartões de fidelização e outras ideias para conquistar mais clientes;
2. A produção e a valorização dos produtos artesanais que vão desde pães, passando por sorvetes, até cervejas (sabia que existe uma de doce de leite?). Sobre os pães, durante o ano foram realizados uma série de cursos para aqueles que desejam fazer receitas diferente. Aliás, cursos específicos de Gastronomia andam aumentando consideravelmente;
3. A popularização dos brigadeiros gourmets. Vale investir em ingredientes mais caros e apresentações diferentes para continuar a comer brigadeiros;
4. Não posso deixar de mencionar a invasão dos programas de culinária nos canais de TV a cabo (Ace of Cakes, Homens Gourmet, A Confeitaria etc). Tem para todos os públicos e gostos. Fora isso, surgiram canais dedicados ao tema como Bem Simples e Chef TV para o deleite dos amantes da Gastronomia!
5. Vale lembrar os inúmeros festivais gastronômicos que ocorreram pelo país. O objetivo é estimular a cozinha local, movimentar o turismo e profissionalizar o setor de bares e restaurantes. Ou então, promover o intercâmbio entre chefes brasileiros e estrangeiros como foi o 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG).
Desejo a você um feliz 2012 com muitos sabores, cores e perfumes!! Continue acompanhando o Blog 7em1 para saber as novidades que virão. Um brinde ao novo ano!!!