Filmes bons de copo

Muita gente deve estar de ressaca neste começo de 2012. Já no cinema, há quem fique assim o ano inteiro. Bêbado de filme é que nem na vida real: há os divertidos, os chatos, os deprimidos… No post de hoje, vamos lembrar de sete longas que apresentam personagens bons de copo.

 1 – O Grande Lebowski (1998)

Jeffrey Lebowski (Jeffrey Bridges), mais conhecido como the Dude (o Cara), vive alterado não só por gostar de vodca, mas por consumir ainda algumas substâncias ilícitas. Mesmo sem sucesso de público no seu lançamento, O Grande Lebowski se transformou em um fenômeno cult. Existe inclusive uma religião inspirada nessa comédia dos irmãos Joel e Ethan Cohen. O “dudeism” prega um estilo de vida bem relax. Para quem se interessar, é possível retirar a ordenação pelo site: http://dudeism.com/.

2- Se beber, não case (2009) e Se beber, não case 2 (2011)

Os títulos originais em inglês, The Hangover e The Hangover – part II, já deixam claro que a ressaca é o centro da trama. Em 2009, os amigos Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha) beberam além da conta na despedida de solteiro de Doug, em Las Vegas. Na continuação de 2011, o cenário foi Bangkok, na Tailândia. Dessa vez, o noivo foi o certinho Stu. Nas duas cidades, os rapazes ficaram em apuros e a confusão rendeu uma excelente bilheteria.

3 – Medo e delírio em Las Vegas (1998)

Para Raoul Duke (Johnny Depp) e Dr Gonzo (Benicio Del Toro) só álcool não é suficiente. Os dois vão para Las Vegas carregados de drogas como LSD, cocaína e maconha. O diretor Terry Gillian trata da aventura de Raoul e Gonzo de forma cômica. Medo e delírio em Las Vegas é baseado no livro homônimo do jornalista Hunter S. Thompson. Há muito de autobiográfico na obra de Thompson. Por isso, Johnny Depp precisou conviver com o escritor para compor seu personagem.

4 – Despedida em Las Vegas (1995)

Ao contrário das obras citadas acima, Despedida em Las Vegas não mostra a embriaguez como algo engraçado. O objetivo de Ben (Nicolas Cage) em Las Vegas é beber até morrer. Apesar de se apaixonar pela prostituta Sera (Elizabeth Shue), Ben parece incurável. O longa recebeu quatro indicações ao Oscar. Mike Figgs concorreu por roteiro e direção. Elizabeth Shue competiu como melhor atriz. E Nicolas Cage saiu vitorioso por sua performance.

5 – Quem tem medo de Virginia Woolf ? (1966)

Assim como Nicolas Cage, os atores principais de Quem tem medo de Virginia Woolf? também tiveram ótimo reconhecimento por seus desempenhos dramáticos. Elizabeth Taylor recebeu um Oscar por esse trabalho. Martha (Elizabeth Taylor) e George (Richard Button) são casados há anos e se odeiam. Os drinks só aumentam o rancor que um tem pelo outro. O cineasta Mike Nichols deixa evidente o ódio entre George e Martha. Veja, por exemplo, no vídeo abaixo o primeiro diálogo do casal.

6 – Interlúdio (1946)

No início do filme, Alicia Huberman (Ingrid Bergman) parece gostar bastante de beber. O comportamento dela até muda no decorrer da história, mas ela continua sendo uma mocinha diferente da maioria. Alfred Hitchcock registrou  a ressaca da personagem na cena que você pode conferir abaixo.

 

7- Sideways (2004)

O quarentão Miles (Paul Giamatti) pensa em uma despedida de solteiro tranquila para Jack (Thomas Haden Church). A viagem não seria como aquelas que vemos em Las Vegas. Os dois iriam explorar os vinhedos da Califórnia para degustar, principalmente, Pinot Noir. Sideways foi realizado com baixo orçamento. Porém, o longa conquistou diversos prêmios, incluindo uma estatueta do Oscar por melhor roteiro adaptado.

Nos filmes dessa lista, até que muitos personagens se divertem. Alguns, entretanto, ficam em estado lamentável. Então, é bom tomar cuidado na hora de seguir algum exemplo da ficção. Na vida real, o melhor é beber com moderação. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s