Literatura: Férias – They tried to make me go to rehab!

Já falei no video de livros favoritos de 2011 que eu gosto da Marian Keyes porque os livros dela não são puro besteirol feminino e têm assuntos sérios como pano de fundo, e este livro Férias é um bom exemplo disso. Rachel Walsh tem 27 anos e segue a filosofia de “drogas e rock and roll”. Em sua cabeça, ela só está curtindo a vida e não considera que as drogas e a bebida sejam um problema sério. Sua família, porém, não está de acordo e, após uma crise, resolve interná-la numa clínica de reabilitação. No início, Rachel pensa tratar-se de um SPA, onde ela possa relaxar (já que não se considera uma dependente química), mas, pouco a pouco, ela vai descobrindo que os dias passados na clínica serão bem diferentes do que ela chamaria de férias.

Como o livro é narrado em 1ª pessoa, e Rachel não se considera uma viciada (afinal, ela nem sequer é magra o suficiente para ser uma toxicômana!), ela acaba “enganando” o leitor em alguns momentos. Muitas vezes chegamos a pensar que foi uma injustiça seus familiares a terem internado na clínica. Somente quando a história passa a ser contada pela boca de outras personagens é que notamos a gravidade da situação.  Rachel é uma espécie de anti-heroína contemporânea, com seu jeito egoísta e muito engraçado, o que torna o livro ainda mais peculiar. Não é sempre, afinal, que vemos um “mau-elemento” narrando a trama nos chick-lits.

Como todos os livros da autora, Férias é um chick-lit que transita bem entre o drama e a comédia. As situações abordadas, embora sérias, são descritas com leveza e bom-humor, o que faz com que o leitor acabe por dar boas risadas durante o livro, apesar do tema denso. O que a princípio seria somente um drama sobre uma mulher devastada pelas drogas, acaba virando uma história sobre superação e amadurecimento.

Férias é parte de uma série sobre a família Walsh. Os livros são independentes e cada um tem seu próprio final, de modo que você pode ler fora da ordem, se assim desejar. Porém, recomendo fortemente a leitura na ordem cronológica, para evitar spoilers indesejados. Se quiser conhecer as desventuras da hilária família irlandesa, este é o caminho: Melancia, Férias, Los Angeles e Tem alguém aí? Os dois últimos eu ainda não li, mas estão na fila!

Você já leu algo da Marian Keyes? Gosta deste tipo de literatura? Conta para mim nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s