Gastronomia: Afastando a ressaca

por Daniela Novo

Festas, confraternizações, bebidas e… ressaca! Este é o resultado quando se bebe a mais: dores na cabeça e nos músculos, diarreia, enjoo, sensibilidade à luz e muito cansaço. Como o Reveillón já passou, mas existem aqueles que sempre exageram no álcool nas “saídas da vida”, confira como alguns alimentos podem ajudar você a combater a ressaca. No final, assista a receita do suco de melancia e lichia outra alternativa para os ressacados de plantão.

Bananas: O álcool estimula a perde de eletrólitos e potássio pela urina. Portanto, é necessário a reposição ingerindo bananas, quiuí ou suco de laranja. Fora a vitamina da fruta que ajuda a recuperar o corpo.

Mais frutas: São necessárias para trazer de volta a energia do organismo. A frutose, açúcar natural das frutas, acelera o processamento do álcool pelo corpo de forma mais rápida. Além disso, no corpo humano há o glicogênio, uma reserva de energia armazenada nos músculos e no fígado, que nos ajuda a dar pique. Quando se consome álcool, o glicogênio se transforma em glicose e ela é eliminada pela urina. Daí, o beberrão acorda cansado no dia seguinte…

Água: Fundamental porque é eliminada pela urina. Como o corpo não está reidratado, o organismo busca a água do cérebro que fica reduzida. Dessa forma,  as membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e surge a dor.

Sódio: É um eletrólito e é eliminado em bastante quantidade pela urina. Deve ser reposto comendo algo que tenha sal ou bebendo isotônico ou água de coco, de preferência.

Ovos: O acetaldeído ou etanal é uma toxina gerada pela reação do álcool no organismo que leva a dor de cabeça, náusea ou tontura. Para eliminá-lo, é preciso ingerir ovos, brócolis, pimenta, cebola ou gérmem de trigo.  Estes alimentos contém cisteína, aminoácido que combate e elimina em boa parte o etanal.

Veja aqui um suco para a sua recuperação. Depois, não esqueça de me contar o que fez para curar a ressaca! Um bom ano para todos nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s