Meio Ambiente: De olho na Amazônia

por Jéssica Lauritzen

 

A área da região amazônica compreende quantos países da América do Sul? Qual o nome da árvore de onde é extraído o látex, produto que movimenta a economia nesta região? Perguntas desta natureza fazem parte do quiz interativo “Teste seus conhecimentos sobre a Amazônia”, que é um dos testes disponíveis no site do novo reality show ecológico que acaba de estrear na Rede Record.

É uma pincelada sobre o formato de um programa que promete estimular a educação ambiental e difundir conhecimentos a respeito desta região por anos castigada pela ação de desmatamentos, queimadas, madeireiras, mineradoras e toda a estrutura nociva do agronegócio.

Em relação ao trabalho realizado na web, a página dedicada ao programa pode ser comparada a uma parceria entre o programa Fantástico, da Rede Globo, com o portal Globo.com, iniciada em 2008, que viabilizou a criação do site e aplicativo Amazônia.vc no Orkut afim de promover a interatividade: funciona como um espaço de protesto virtual e informal sobre os episódios de destruição na Amazônia, além de apresentar um painel de informações gerais, dados e estatísticas oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o monitoramento da região, via satélite.

Seguindo um perfil eco com a apresentação do ator Victor Fasano, reconhecido como um agente engajado na causa ambiental, o programa da Record conta com 12 participantes que permanecerão até o final dos 12 episódios – um diferencial em comparação aos procedimentos eliminatórios típicos de programas afins. O biólogo Marcelo Skaf é o consultor ambiental que acompanha todas as provas do reality.

Na disputa pelo prêmio de 1 milhão de reais (metade destinada para o vencedor e metade divida entre Ongs, populações indígenas e ribeirinhas), os seguintes concorrentes fazem uma imersão na selva amazônica e aprendem regras de sobrevivência junto aos povos da floresta:

Um astrólogo (Alexey Magnavita), um músico (Allen Lima, do grupo Família Lima), uma vocalista de banda de rock (Melina Ravasio), um surfista brasileiro (Picuruta Salazar); um piloto de carros de velocidade (Tarso Anibal Santanna Marques); uma DJ reconhecida (Vivian Seixas, filha de Raul Seixas); um ex-jogador de vôlei (André Felippe Falbo Ferreira); uma ex-atleta de basquete (Marta Sobral); uma dramaturga (Carol Zoccoli); dois modelos (Mateus Verdelho e Carolina Pimentel Maron de Magalhães) e uma ex-miss/atual apresentadora de TV (Natália Guimarães).

Independente de críticas sobre programas desta categoria, Amazônia surge com uma proposta diferente e oportuna em tempos de reflexão sobre desenvolvimento sustentável e preservação da natureza, deixando o telespectador e o internauta “de olho” em uma região preciosa em recursos naturais e biodiversidade e, ao mesmo tempo, fantástica e assustadora pelo seu gigantismo e importância.

Assista aqui ao primeiro episódio.

2 thoughts on “Meio Ambiente: De olho na Amazônia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s