Gastronomia: Gritos, suor e…

por Daniela Novo

Eu acho os realities shows uma grande incógnita: não se sabe ao certo se vai repercutir na sociedade e gerar audiência ou se vai ser um grande fracasso. Se for bem elaborado e dirigido, tudo indica que sim. Agora, se a ideia é desinteressante, provavelmente não.

Presentes no mundo inteiro, esses programas não poderiam ficar restritos a uma casa com 16 pessoas que se digladiam porque desejam o cobiçado prêmio ou a fama ou os dois juntos. Não à toa, os chefões da televisão – a cabo – viram que produzir realities sobre um assunto específico poderia render bons frutos, sem trocadilhos.

Foi o que aconteceu com o Top Chef, competição que elege o melhor chefe de cozinha e no exterior está na nona temporada (!) – aqui, é exibido canal Sony e está na sétima. Sem contar as variações que se perdem pela internet: Top Chef Masters (com chefes conhecidos), Top Chef Desserts (esse com a participação de chefes confeiteiros) e  afins.

Sobre o programa, sinceramente, não posso opinar. Vi uma vez um episódio, acredito que tenha sido da primeira temporada, e nunca mas vi. Por incrível que pareça, não tenho o hábito de assistir realities de cozinha. O que vejo de vez em quando é o Kitchen Nightmares (FOX Life), liderado pelo impaciente e sincero Gordon Ramsay. A função dele é resgatar um restaurante à beira falência.

Fora isso, o chefe inglês ainda precisa lidar com problemas familiares dos participantes como por exemplo ex-casal que trabalha junto e não se entende, uma cozinha incomunicável, um chefe de cozinha mandão ou indiferente e produtos estocados estragados. Para mim, o melhor é a transparência do Ramsay como “sua comida é uma m*&#@” e coisas do tipo aproveitadas pela edição. É um programa legal e diferente porque é a primeira vez que vejo alguém consertar restaurantes na televisão rs.

Há também aqueles que são uma mistura de gravação com reality como todos os programas do Jamie Oliver, da Nigella Lawson ou do Bill Granger. Vou me empenhar mais e tentar ver alguma temporada do Top Chef, nem que seja no You Tube, que por sinal, está repleto de cozinheiros. E você, acompanha algum reality gastronômico?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s