Para Brasileiro Ver

No momento em que você lê este post, certamente, milhares de pessoas estão se preparando para sair de férias. E outras tantas ainda estão indecisas a respeito de qual destino escolher. Nestas horas, a relação custo benefício costuma falar mais alto e, com a constante desvalorização do euro, não deve faltar entusiastas a fim de embarcar para a Europa. Bom, eu nunca viajei para o exterior, mas pelo relato de amigos e conhecidos posso imaginar que a experiência deva ser das melhores.

Ainda assim, eu sempre tive curiosidade em visitar alguns destinos brasileiros que só conheço por fotografias. Para muitos, talvez, eles não ofereçam a mesma ‘exuberância’ da Europa pré-crise-econômica. Por outro lado, sem ufanismo, acho que eles também não deixam nada a desejar, afinal, o Brasil está na lista dos países mais procurados para turismo.  Sem contar que viajar em solo nacional oferece lá suas vantagens: custos reduzidos, não exige passaporte ou visto, tampouco há dificuldades com a língua. PS.: Não incluí no último comentário os dialetos indígenas!

De qualquer forma, para estas férias, separei quatro roteiros para inglês (ou brasileiro) algum botar defeito:

1)     Aracaju – Xingó – SE: Não faço o tipo ‘aventureira’, mas as trilhas ecológicas entre a caatinga e as margens do Rio São Francisco são inspiradoras.  Na região, também é possível desfrutar de praias, manguezais, lagoas, rios, serras, cavernas; além de poder fotografar deslumbrantes cânions. O_O

2)     Fernando de Noronha – PE: o arquipélago de 21 ilhas espalhadas em uma área de 26 quilômetros quadrados recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO.  Além do surfe, há praias propícias para diferentes tipos de esportes. Os visitantes ainda podem se deliciar com um mergulho num santuário de golfinhos. Demais, não?!

Crédito: Antônio Melcop

3)     Belém dos encantos – Pará: o passeio inclui desde a Belém Histórica, o famoso mercado Ver-o-Peso e a Estação das Docas. Fazem parte também do roteiro: a Cidade Morena, com suas charmosas construções coloniais; Santarém, com uma infinidade de praias de areia branca e fina; e o balneário Alter do Chão, cujas águas mudam da cor azul para verde durante o dia.

Vista de Alter do Chão, em Santarém (PA). Crédito: Werner Hotz

4)     Lençóis maranhenses – MA: o nome é dado aos 155 mil hectares do litoral do Maranhão, formado por dunas, rios, manguezais e lagoas. Olha esta foto: precisa dizer mais alguma coisa?!

Detalhes sobre esses e outros destinos brasileiros você confere na página do Ministério do Turismo. Boa viagem!

Anúncios

2 thoughts on “Para Brasileiro Ver

  1. Concordo que muita gente dá preferência por destinos do exterior, principalmente a Europa em crise, mas a parte dos custos de uma viagem aqui dentro serem menores não vale para todos os lugares que você sugeriu. Quando eu ficar rica, eu planejo uma visita a Fernando de Noronha. Enquanto isso… rsrs
    Além de todos os lugares dessa lista, queria conhecer a Chapada Diamantina e Bonito. Pelas fotos, acho que valem uma visita.
    bjs,
    Amanda

    • kkk… Eu sabia que você iria responder a este post, Amanda. Mas não considere uma provocação, já que você está indo para a Europa… 😛 Realmente, alguns destinos hoje no Brasil já se tornaram artigos de luxo, como o Nordeste, por exemplo. Não sou especialista em turismo, mas acredito que quanto mais natural a paisagem, mais ela tende a se tornar valorizada, já que regiões preservadas estão se tornando escassas no globo. 😦

      Na verdade, a escolha dos destinos foi muito pessoal, reflete muito meu estado de espiríto. Muita gente, quando sai de férias, escolha um lugar onde possa ‘aprender’ coisas novas, adquirir cultura, conhecimento e blá blá blá. Porém, eu acho cansativo, já que estudo o ano inteiro. Se pudesse escolher agora, acho que eu iria para qualquer praia paradisíaca. No momento, a velha fórmula: sol – praia – coco de água é a minha visão do paraíso.

      Mas não se preocupe, tenho certeza de que ainda faremos muitas viagens a Fernando de Noronha…kkk Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s