Férias e Sessão da Tarde

Ver TV não é o programa ideal para uma criança nesta época do ano. Porém, esta situação foi a inspiração do post de hoje. Resolvi lembrar de alguns filmes sobre férias que costumavam passar na Sessão da Tarde quando eu era criança. Por isso, acho até que a coluna ficou um pouco nostálgica.

 Férias em casa

A maioria das pessoas pensa que viajar é uma ótima diversão. Mas para Kevin McCallister (Macaulay Culkin) ficar em casa foi uma aventura ainda maior. As travessuras do personagem contra os bandidos Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern) fizeram de Esqueceram de mim (1990) e Esqueceram de mim 2 (1992) clássicos do Natal.

Talvez pela ausência de Macaulyn Culkin, Esqueceram de mim 3 (1997) e Esqueceram de mim 4 (2002) não conquistaram grande público. O diretor Chris Columbus é outro responsável pela boa aceitação das produções anteriores. O cineasta parece conhecer a fórmula de como conquistar a audiência infantil, pois sua carreira é marcada por trabalhos como Uma babá quase perfeita (1993), Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e Harry Potter e a Câmara Secreta (2002).

Férias na estrada

É possível imaginar a trama de Férias Frustradas (1983) só por causa do título. Clark Griswold (Chevy Chase) parecia ter o plano perfeito para entreter os filhos, Russel (Anthony Michael Hall) e Audrey (Dana Barron): sair de Chicago rumo ao parque temático Walley World, em Los Angeles. Porém, o azar pega carona no carro da família. Ao longo da estrada, eles só encontram confusão.

A falta de sorte acompanhou os Griswold em mais ocasiões. Foram lançados também Férias Frustradas na Europa (1985), Férias Frustradas no Natal (1989) e Férias Frustradas em Vegas (1997). Uma das principais graças da série é o jeito cafona e atrapalhado do personagem de Chevy Chase. O primeiro longa ainda conta com a participação do comediante John Candy, interpretando um funcionário do parque.

Férias no campo

Em Férias Frustradas, John Candy já chama atenção com um papel pequeno. Em As grandes férias (1988), ele tem espaço suficiente para protagonizar a maior parte das situações cômicas. A comédia é uma boa oportunidade para conferir o trabalho do ator, que morreu em 1994 com apenas 43 anos.

Pai de de dois meninos, Chet Ripley (Candy) só queria passar uma temporada tranquila em uma casa de campo ao lado dos garotos e da mulher, Connie (Stephanie Faracy). O plano começa a dar errado quando Kate (Annette Bening), irmã de Connie, chega ao local acompanhada do marido, Roman Craig (Dan Aykroyd), e das filhas.

 O cara da Sessão da Tarde

As grandes férias e as franquias Férias Frustradas e Esqueceram de mim compartilham de um nome em comum: o roteirista John Hughes. Morto em 2009, ele foi a mente de outras atrações típicas da Sessão da Tarde como O clube dos Cinco (1985) e Curtindo a vida adoidado (1986). Nesses dois longas, ele também assina a direção. Hughes pode não ser reconhecido por um cinema de arte, mas sua obra foi importante para muitas gerações, seja em período de férias ou durante as aulas.

2 thoughts on “Férias e Sessão da Tarde

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s