Literatura: Para ler nas férias

Por Fabiola Paschoal

Nas férias, o que a gente quer mesmo é relaxar, né? Passear, curtir a praia, a piscina, respirar ar puro e… ler, né? Na correria do dia-a-dia, com problemas para resolver no trabalho, provas no colégio ou na faculdade e todas as intempéries que a gente enfrenta durante o ano, acaba faltando tempo para se dedicar à leitura. Então, as férias são o momento ideal para se jogar nos livros sem culpa.

Vou ser bem sincera e dizer que, para mim, não tem essa de “leitura de férias” ou “tirar o atraso da leitura”. Eu amo ler, e sempre arrumo um tempinho para essa tarefa, mesmo que sejam só dez minutinhos antes de dormir. E escolho os livros de acordo com meu estado de espírito, de modo que já aconteceu de eu ler livros extremamente áridos em plenas férias.

Mas, para a coluna de hoje, resolvi fingir que eu sou uma pessoa normal e vou falar sobre o que eu escolheria para ler nas férias. São todos livros fáceis e rápidos de ler. Para essa época, acho que livros de contos ou crônicas são bem legais, porque são histórias curtinhas, que podem ser lidas nos intervalos entre um passeio e outro.

Luis Fernando Veríssimo

Este é um dos meus autores preferidos. Adoro ler as crônicas escritas por ele, são sempre bem-humoradas e divertidas, ótimas para aqueles dias em que eu quero esfriar a cabeça e não pensar em nada. Qualquer coletânea dele é boa mas, para quem não sabe ainda como começar, indico Todas as Histórias do Analista de Bagé, Sexo na Cabeça, As Mentiras que os Homens Contam, O Melhor das Comédias da Vida Privada e Comédias para Ler na Escola.

Martha Medeiros

 Esta é outra autora que amo, houve tempos em que eu colecionava todas as crônicas dela que saíam aos Domingos no Jornal O Globo, e até hoje tenho uma pastinha cheia de recortes de jornal. Amo os textos que, apesar de curtinhos, sempre me fazem refletir sobre várias coisas. Ela escreve romances também, que são muito bons, mas hoje vou indicar alguns dos inúmeros livros de crônicas lançados por ela: Coisas da Vida, Montanha-Russa e Doidas e Santas.

Pretty Little Liars

Para fugir à minha própria regra, estes livros não se tratam de contos. Na verdade, é uma série de livros, boa para quem está com bastante tempo livre nas férias. Resolvi incluir na lista porque são livros muito fáceis e rápidos de ler, com uma narrativa bem dinâmica que faz o leitor ficar ansioso para chegar ao desfecho. De mais a mais, sempre é bom deixar séries muito grandes para serem lidas nas férias, pois assim você tem tempo de ler todos os livros em sequência. E, sim, eu garanto que depois de ler o 1º livro, a pessoa não sossega enquanto não terminar de ler os próximos. Fiz um vídeo falando sobre esta série, dá uma olhada:

Esta é a minha seleção de “livros para ler nas férias”. Qual é a sua? Conta para mim nos comentários! ;D

Anúncios

One thought on “Literatura: Para ler nas férias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s