Meio Ambiente: A difícil sustentabilidade

por Jéssica Lauritzen Daniela Novo

Afinal, o que é sustentabilidade? O propósito é começar o texto assim mesmo: perguntando a você o que compreende como atitude sustentável. Sabemos que é uma palavra amplamente divulgada pela mídia – especializada ou não – e cada vez mais está presente em nosso cotidiano.

Entender seu conceito, é muito mais difícil do que se imagina porque a “sustentabilidade” apresenta várias definições. Para a ONU, é o “desenvolvimento capaz de atender as necessidades das gerações atuais sem carecer necessidades  e aspirações das gerações futuras”.

Na verdade, segundo os estudiosos, essa definição se assemelha mais com desenvolvimento sustentável e não sustentabilidade.  Sustentabilidade é a qualidade do sistema. Se o sistema for bom ou ruim, a sustentabilidade vai ser boa ou ruim.  A princípio, é complicado entender. No entanto, pense em um sistema. Imagine partes de um todo que se coordenam entre si e funcionam como estrutura organizada.

Se uma parte ou elemento não funciona ou funciona de maneira indevida, esse sistema não terá o seu melhor desempenho. É isso o que é sustentabilidade. É como o mundo se apresenta para nós.

Se o paradigma (valor predominante), por exemplo, é o do consumo compulsivo, certamente, vão se sustentar ações que justifiquem esse ponto. Pela sustentabilidade – e  pela ecologia também – entendemos como as coisas (ser humano, fauna, flora etc) são interdependentes, precisam se interagir. E toda relação se dá no meio ambiente. Então, por mais clichê que pareça, ele é necessário para que a vida exista.

Não sei se até aqui você entendeu o que eu quis dizer. Portanto,  eu espero que pelo menos você fique mais atento à palavra sustentabilidade, ao seu resultado e ao que comentam com você como “isso é sustentável”. Nem sempre é.  Ainda mais na ciência ambiental que estuda  a vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s