Descompasso Cinematográfico

Esta semana o 7em1 rende-se aos encantos (e holofotes) do Oscar, a mais famosa premiação do cinema mundial. Apesar de a primeira cerimônia ter sido realizada há exatos 83 anos, a entrega das estatuetas, sobretudo hoje, costuma ser acompanhada por milhões de pessoas ao redor do mundo.

E justamente por atrair pessoas de nacionalidades diferentes é que a gente pode se perguntar o quanto o Oscar, de fato, reflete as tendências do cinema mundial. O campeão de indicações em 2012 vem da França e Bélgica: O Artista  concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Jean Dujardin), Melhor Atriz Coadjuvante (Bérénice Bejo), Fotografia, Diretor, Direção de Arte, Melhor Roteiro Original, Figurino, Edição e Trilha Sonora Original.

Produzido no Reino Unido, A Dama de Ferro aparece com duas tímidas indicações: Maquiagem e Melhor Atriz (Merry Streep). Na categoria de melhor filme estrangeiro, temos: Boullhead (Bélgica), Footnote (Israel), In Darkness (Polônia), Monsieur Lazhar (Canadá) e Separação (Irã). Ademais, basicamente filmes americanos. O que não é nenhuma surpresa, já que para concorrer ao Oscar o filme precisa ser apresentado durante pelo menos uma semana, em no mínimo três cinemas do distrito de Los Angeles no ano anterior à cerimônia.

Agora, vamos aos números. Enquanto nos Estados Unidos e em alguns países da Europa e da Ásia, o mercado de cinema dá sinais de estagnação ou declínio, quem tem segurado o filão da indústria cinematográfica são os países emergentes como Brasil, China e Rússia. Em parte, devido à ascensão da nova classe C. Veja abaixo a relação de público e renda, na comparação entre 2009 e 2010:

Fonte: Filme B

E você, vai assistir a entrega do Oscar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s