Literatura: Adaptações Vitoriosas

Quando se fala em adaptações que ganharam o Oscar, todos lembram de títulos como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia, Memórias de uma Gueixa, entre outros. Mas hoje eu vou falar sobre filmes que também levaram estatuetas para casa, mas que pouca gente sabe que foram baseados em livros.

O Curioso Caso de Benjamin Button, por exemplo, ganhou três estatuetas douradas em 2009, e foi aclamado pela crítica e pelo público à época. O que nem todos sabem é que o longa é uma adaptação do conto homônimo de Scott Fitzgerald. Este conto foi escrito em 1921 e publicado em uma coletânea com outras histórias do autor. Confesso que nunca li o original, mas tenho uma versão em quadrinhos que é muito simpática, pois une o texto integral de Fitzgerald às ilustrações. Quero muito ler o conto para comparar, pois há quem diga que o filme é superior… será? A conferir.

Outro caso é o de Matrix. A trilogia fez um sucesso absurdo quando foi lançada, mas, em minha opinião, apenas o primeiro filme justifica o hype. De qualquer maneira, muitos desconhecem que o argumento de Matrix foi inspirado no livro Neuromancer, de William Gibson, que data de 1984 e trata-se de uma novela cyberpunk que aborda temas recorrentes em Matrix, como a inteligência artificial e o conceito de cyberespaço físico. Eu ainda não tive oportunidade de ler Neuromancer e confesso que não sabia disso, até porque sempre imaginei que Matrix era uma “releitura”do conceito de simulacro de Baudrillard mas, lendo a sinopse do romance de Gibson, dá para encontrar várias semelhanças.

Para fechar a seleção, o indiano Quem quer ser um milionário? , que faturou o título de melhor filme em 2009, também foi baseado em um livro. Sua resposta vale um bilhão, de Vikas Swarup, conta a história de um indiano de origem humilde que ganha uma fortuna em um programa de TV, mas acaba sendo acusado de fraude. Para provar sua inocência, a personagem decide contar para uma advogada como o simples acaso o ajudou a saber as respostas para as perguntas do show. Não li o livro, mas posso dizer que fiquei com vontade, porque o filme é muito sensacional e mereceu todos os prêmios que ganhou. Nunca vi o romance para vender, penso em baixar para ler no Kindle e matar a curiosidade.

Este ano, muitas adaptações foram indicadas ao Oscar, inclusive na categoria de melhor filme, dentre elas: Cavalo de Guerra (baseado no livro homônimo), A invenção de Hugo Cabret (baseado no livro homônimo) e Tão Forte e Tão Perto (baseado em Extremamente Alto e Incrivelmente Perto, que por sinal já ouvi falar muito bem e quero muito ler!).

Provavelmente você já assistiu aos filmes que eu comentei. Mas e as obras originais, você já leu? Sabia que estes filmes foram adaptados de livros? Conta para mim nos comentários!

One thought on “Literatura: Adaptações Vitoriosas

  1. Uau, já sabia que O Curioso Caso de Benjamin Button tinha sido baseado em literatura… mas acabei de descobrir que o autor é o Fitzgerald!

    Infelizmente não li nenhuma das obras, apenas vi alguns filmes. É uma das minhas metas desse ano conhecer os livros antes de ver os filmes. ;/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s