Meio Ambiente: A natureza lúdica e bem-humorada

O humor é, antes de tudo, uma ferramenta social. Atuando como um mecanismo de defesa, ele permite um ponto de equilíbrio entre as emoções e as frustrações do ser humano. Pelo menos é que pregam as arestas da psicologia freudiana e afins.

Entre os diversos tipos de humor definidos pela literatura médica – corrosivo, agregador, autodepreciativo, etc –, o psicólogo Rod Martin (autor do livro A Psicologia do Humor, em entrevista à revista Veja http://veja.abril.com.br/151106/p_116.html) retrata o tipo de humor “de bem com a vida” como aquele que enxerga um lado positivo em tudo na vida e ri dos absurdos do cotidiano, em vez de ficar apreensivo ou demasiadamente amedrontado com a situação.

As piadas de cunho ambiental, por estarem envolvidas com um assunto (literalmente) sério por natureza, são frequentemente associadas a um tipo de “humor negro” ou irônico:

“O ecologista explicava a importância de preservar a Reserva Florestal para um grupo de estudantes:

-Aposto que nenhum de vocês aqui fez nada, nada para proteger nossas árvores, nossas florestas, a Natureza!

Foi aquele silêncio. Todo mundo culpado. Lá pelas tantas um aluno levanta a mão e fala:

-Uma vez eu matei um ”PICA-PAU”.”

(Retirada do site http://www.piadas.com.br)

Quando inseridas nas artes, retratando problemas ou questões ecológicas, ilustram o exemplo de como o humor funciona como uma espécie de válvula de escape dos problemas, em cada indivíduo. É um extravasar de valores e opiniões para o artista; e, para os apreciadores, a sensação de serem representados naquele desenho-manifesto.

É com essa inspiração que apresento neste post a 5º edição do Ecocartoon – Salão Internacional Pátio Brasil de Humor Sobre Meio Ambiente, que traz como tema “O futuro da água”. Ao estimular reflexões, críticas e alternativas sobre um item tão indispensável à sobrevivência humana, o tema é adequado ao cenário de estresse hídrico a que a população mundial está sujeita, de forma ainda mais intensa nos próximos anos.

A ideia é reunir charges, cartuns, caricaturas e tiras de humor relacionadas ao assunto. O concurso, que está com inscrições abertas até o dia 15 de abril, faz parte da política de responsabilidade socioambiental do Pátio Brasil Shopping, em Brasília, com entrega de troféu e premiações em dinheiro.

Aquecimento Global, Poluição Urbana, Preservação do Solo e Conservação da Biodiversidade foram os temas das edições anteriores do evento. Desde o início da competição, em 2008, o Salão elegeu 12 vencedores brasileiros entre os 18 selecionados, no mundo, para as categorias principais.

Serviço

 EcoCartoon  –  5º Salão Internacional Pátio Brasil de Humor sobre Meio Ambiente

Inscrições de trabalhos: até 15 de abril

Julgamento das obras: 15 de maio

Exposição no shopping: 1º a 30 de junho

Informações e regulamento: www.ecocartoon.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s