Literatura: O humor politicamente incorreto

Confesso que, no que se refere à literatura, eu sou mais dos dramas do que de comédias. Porém, existe um tipo de humor que, para mim, é irresistível: o politicamente incorreto. Gosto de tiradas sarcásticas, de humor negro e de outras coisas que tanta gente classificaria como “piadinha de mau-gosto”. Acho que o mundo já está boring demais para até as piadas terem que ser “sérias”. Assim, just saying. Então, fiz uma seleção de livros recheados deste tipo de humor e que me fizeram gargalhar durante a leitura.

A primeira indicação que eu vou dar é a série Dexter. Já falei dela aqui, nenhuma novidade, mas preciso dizer que eu morro de rir com as sacadas e os comentários da personagem principal. Enquanto a série televisiva pende mais para o drama, os livros são deliciosamente sarcásticos, divertidos e bem-humorados. Afinal, fazer piadinha com assassinos que fazem esculturas com os corpos das vítimas, canibais que comem as pessoas ainda vivas entre outras peculiaridades, definitivamente não é o que eu chamaria de politicamente correto.

Os livros de Jô Soares também têm essa característica. Sou suspeita para falar porque amo o Jô, mas gosto bastante das pitadinhas de humor negro e ironia que ele confere a seus livros. Li Esganadas e me peguei rindo em vários momentos por conta das descrições dos assassinatos e das cenas de crime beirando ao ridículo. Já vi resenhas metendo o pau no livro justamente por causa dessas cenas consideradas grotescas, mas eu adorei e me diverti horrores! Outro livro do autor que também contém este tipo de tirada é Assassinatos na Academia Brasileira de Letras mas, sinceramente, não gosto desse livro, então não indicaria.

Recentemente, li dois livros do Luiz Biajoni que também poderiam ser considerados politicamente incorretos pelos mais chatos puritanos, a começar pelos nomes: Sexo Anal – Uma Novela Marrom e Buceta – Uma Novela Cor-de-Rosa.  Trata-se de literatura policial recheada de piadinhas sarcásticas, referências sexuais e um humor escrachado-porém-hilário que me fez rir muito ao longo da leitura. Não vou falar muito sobre os livros aqui porque gostei demais e vou fazer uma resenha só para eles futuramente. Mas, se você ficou curioso, neste vídeo eu comento um pouco sobre a história e conto o que eu achei.

Há muitos outros exemplos de livros recheados de humor politicamente incorreto que li durante meus quase vinte anos como leitora, mas creio que estes sejam os mais recentes exemplares da categoria. Recomendo todos eles para quem não tem frescuras e possui a mente aberta para qualquer tipo de leitura. Para quem gosta do gênero, garanto que todos eles proporcionam boas risadas.

Você já leu algum destes livros? Conta para mim nos comentários!

Deixe um comentário

