Literatura: Mulheres Escritoras

No dia internacional da mulher, eu decidi fazer um post sobre as minhas escritoras favoritas, comentando um pouco sobre as suas obras e falando dos meus livros favoritos de cada uma.

Clarice Lispector

Amo Clarice! Li pela primeira vez no colégio e me apaixonei. O primeiro livro que li da autora foi Perto do Coração Selvagem, que é um dos meus favoritos até hoje. Li também Água Viva e A Hora da Estrela. A coletânea de contos Laços de Família está na minha “fila imaginária” há um tempão, preciso muito tomar vergonha na cara e ler, porque Clarice sempre me faz refletir sobre a vida. Curto muito o estilo introspectivo que ela confere a seus livros, com personagens intensas e citações dignas de anotar no caderninho. Não conheço a fundo sua obra mas, sem dúvida, Clarice é uma das minhas autoras preferidas.

Martha Medeiros

Se eu contar que eu colecionava os textos da coluna que a Martha Medeiros assina no Jornal O Globo aos domingos você vai me achar louca? Quando eu estava na faculdade, comprava o jornal todo domingo, lia a coluna, recortava e guardava em uma pastinha. Depois acabei desencanando, mas ainda hoje guardo as minhas favoritas. Enfim, gosto muito da maneira leve e gostosa como a autora escreve suas crônicas e, muitas vezes, ela fala exatamente o que eu precisava ouvir.  Tenho alguns livros que são coletâneas das tais colunas que ela escreve semanalmente, mas o meu preferido da autora é um romance: Divã. Me apaixonei pela narrativa, super me identifico com a Mercedes, e virou um dos meus livros favoritos, tanto que fiz questão de assistir às adaptações para o cinema e para o teatro. Tenho um livro dela autografado que até hoje é uma das minhas maiores relíquias literárias.

Agatha Christie

Como não falar da minha autora policial favorita? Sério, acho que os livros da Agatha são maioria na minha coleção, pois comprei muitos e também herdei vários. Comecei a ler os livros da Agatha bem cedo, com uns doze anos, e me apaixonei. Minha personagem predileta é a Miss Marple, a adorável velhinha detetive, que desvenda crimes dos modos menos ortodoxos possível. Ao contrário da maioria das pessoas, prefiro a Miss Marple ao famoso Hercule Poirot, apesar de achar o detetive belga um personagem bastante simpático. Não tenho nem como listar um livro preferido da autora, pois gostei de quase todos que li (e olha que eu já li praticamente tudo o que ela escreveu!). Amo Tia Agatha! =)

J.K. Rowling

Autora da saga Harry Potter, uma das séries que mais amo na vida. Sem mais. Espero muito que Rowling não decida que já está rica demais e que já pode parar de trabalhar para o resto da vida, porque gosto muito da narrativa dela e espero ainda ler outros livros da autora.

Marian Keyes

Já falei 500 mil vezes que gosto dos livros da Marian Keyes porque eles fogem da mesmice e da bobeira dos demais chick-lits. Enquanto outras autoras preferem criar heroínas bobonas e trapalhadas, as mocinhas de Marian Keyes geralmente têm algo a acrescentar, seja por conta de um histórico de sofrimentos/superação, seja por serem divertidas e inteligentes. As histórias também fogem do clichê, sendo comum a abordagem de temas sérios e que dão margem a discussão, como o alcoolismo, a violência doméstica e o divórcio. Já li quase todos os livros publicados no Brasil, e o mais recente (A Estrela Mais Brilhante do Céu) já está na estante esperando para ser devidamente degustado. Até agora, meu preferido de longe foi Cheio de Charme, que trata de um assunto sério com muito tato e leveza.

Licia Troisi

Essa é menos conhecida, mas gosto muito de seus livros. A escritora italiana é autora de três séries de fantasia: As Crônicas do Mundo Emerso, As Guerras do Mundo Emerso, e As Lendas do Mundo Emerso.  Os livros são super bem escritos e empolgantes, com uma história consistente. Também acho bacana que a autora cria trilogias que transitam por um mesmo universo, mas que são independentes (todas tem final!), ao invés de criar uma única série com milhões de livros para encher lingüiça. É uma excelente alternativa aos chatíssimos YA sobre romances sobrenaturaiszzzz.  Ah! E devo dizer que adoro a Dubhe, protagonista da trilogia As Guerras do Mundo Emerso!

Menção honrosa: Emily Brontë

Hesitei em colocar Emily Brontë na lista, visto que ela escreveu um único romance. Mas, como ela é autora de um dos meus livros preferidos de todos os tempos, achei que valia a menção. Já fiz resenha de O Morro dos Ventos Uivantes aqui, mas não custa reafirmar que é um clássico must-read! Todo mundo deveria ler, nem que seja para dizer que não gostou. Gosto principalmente por fugir à regra dos romances melosos e contar uma história que, em vez de falar de amor, conta sobre paixão, ódio, obsessão e crueldade. Devo ressaltar que já gravei um vídeo sobre esse livro, só falta editar.

Obviamente existem outras autoras de que gosto, mas creio que essa listinha contém todas aquelas cujas palavras me marcaram e cujos livros me encantam, por um motivo ou outro. E você, tem alguma autora favorita? Compartilha dos meus gostos? Conta para mim nos comentários!

Eu, particularmente, não acho muito válido nos darem flores no dia 8 de março e nos desrespeitarem nos demais dias do ano, então acabo não ligando tanto para a data. De qualquer forma, é bom ter descontinhos em lojas, ganhar mimos e receber pequenas regalias pelo nosso dia. ;D

Um Feliz Dia da Mulher para todas as escritoras e leitoras do mundo! =)

Anúncios

3 thoughts on “Literatura: Mulheres Escritoras

    • Poxa, vc devia ler! É muito bom! *-*
      Eu acho que já li As Meninas, mas não to bem lembrada da história…

      E Jane Austen eu nunca li, acredita? Gosto dos clássicos, mas sempre acho que vai ser um romance meloso demais hahaha

  1. “uma história que, em vez de falar de amor, conta sobre paixão, ódio, obsessão e crueldade.” É exatamente isso que penso sobre o romance da Brontë, meu preferido de todos os tempos. ;]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s