Visão alternativa

Não tenho nada contra o cinemão americano. A formação de uma indústria cinematográfica é um mérito grande. E alguns blockbusters estão até além do aspecto comercial e atingem um valor artístico. Mesmo assim, é muito bom que alguém saia do modelo convencional.

Felizmente, temos algumas manifestações alternativas de cinema aqui no Brasil. Uma delas é o Festival Visões Periféricas, que está com inscrições abertas até 15 de maio para a sua 6ª edição. A mostra destaca filmes produzidos em oficinas ou escolas que utilizam a tecnologia audiovisual como instrumento de inclusão social.

O festival está previsto para ocorrer entre 15 e 21 de agosto. Como seu nome o sugere, o Visões Periféricas busca refletir sobre grupos periféricos e de que forma eles podem se expressar. Além disso, há uma tentativa de intercâmbio com projetos ibero-americanos.

O evento contará com quatro mostras. A Visorama é voltada para filmes de até 30 minutos feitos por alunos de projetos sociais. Fronteiras Imaginárias busca obras com a mesma duração, mas os realizadores não precisam ser estudantes. Já em Tudojuntoemisturado, os cineastas devem ser mais sucintos. Só serão aceitas as inscrições para curtas de até três minutos que serão exibidos na internet. Finalmente, a categoria Iberoamericana, que é a única não competitiva, abre espaço para os nosso amigos estrangeiros.

O Visões Periféricas é coordenado pela Imaginário Digital, organização que atua ao longo do ano todo com o objetivo de promover a inclusão social através do acesso a novas mídias com ênfase no audiovisual.  Uma das suas atividades recentes foi o Curta na Lage.

Desde janeiro, o Curta na Laje promove quinzenalmente a exibição de curtas, recitais de poesia e apresentações musicais. Essas atividades acontecem na laje do Museu da Favela, no morro do Cantagalo, no Rio. A organização do evento destaca o quanto a laje é um espaço com a cara do Brasil e ainda se ressalta a bela vista do local. Só haverá mais duas sessões do Curta na Laje. A próxima é neste sábado. A última é no dia 31 de março.

Até a próxima semana!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s