Literatura: Os Livros Polêmicos de Biajoni

Como deve dar para notar pelos meus posts, eu leio de (quase) tudo. Desde os Best-sellers duvidosos, até os clássicos, passando por volumes mais “cults”, meu gosto literário é, felizmente, bastante eclético. Para esta semana, decidi falar sobre dois livros que, apesar de sensacionais, não são conhecidos pelo grande público. Talvez pelos nomes que chocam os mais desavisados, talvez pela temática, ou talvez por ser diferente de tudo, estes livros são pouco aclamados, o que eu acho uma pena. Estou falando dos livros de Luiz Biajoni: Sexo Anal – Uma Novela Marrom, e Buceta – Uma Novela Cor-de-Rosa.

À primeira vista, os nomes assustam, mas, acredite, não se trata de pornografia explícita, mas sim de literatura policial recheada de humor negro, palavrões e referências sexuais. Em outras palavras, delicinha de se ler! Vale lembrar que, apesar de estes livros não fazerem parte de uma série, eles são ambientados no mesmo universo e tem personagens em comum.

Sexo Anal – Uma Novela Marrom, é um livro que trata do dia-a-dia em uma redação de jornal pequeno, e dos dilemas que podem acontecer quando interesses maiores batem de frente com o jornalismo. O subtítulo faz uma referência ao conceito de jornalismo marrom, ou seja, o jornalismo sensacionalista, aquele que apela para o exagero das informações para tentar comover o público. Esta idéia está presente ao longo de todo o livro, nos fazendo refletir se aquilo que lemos nos jornais é, de fato, a verdade ou se é apenas algo em que querem que acreditemos.

O que achei curioso é que, como o próprio título pode sugerir, o sexo anal entremeia toda a história, fazendo as ligações entre personagens. Ele está presente em diversas partes da narrativa, seja no triângulo amoroso envolvendo uma das jornalistas da redação, seja na investigação de um crime de estupro, servindo como uma elo que conecta todos os núcleos da historia. O livro é repleto de piadinhas escatológicas e muitos palavrões, de modo que eu não recomendaria para os mais puritanos.

Buceta – Uma Novela Cor-de-Rosa, é um livro mais light em diversos sentidos. Este livro é como se fosse a continuação de Sexo Anal, e também se ambienta na redação do jornal. Mais uma vez, o conceito de imprensa sensacionalista e manipulada entra em cena, abordando a dificuldade em se dar a notícia sem atrair a ira de anunciantes poderosos. Apesar de ser mais “cor-de-rosa” de um modo geral, Buceta também trata de temas áridos, como a mudança de sexo, homosexualidade, travestis e assassinatos. É um livro para poucos, tanto por causa do título, tanto por causa do enredo polêmico. De qualquer forma, recomendo muito para aqueles de mente aberta, que não têm preconceitos e estão dispostos a ler uma história que foge completamente do convencional!

No mês passado eu fiz um vídeo em que falo, entre outros livros, nos dois de Biajoni, e conto um pouquinho mais sobre eles. Então, se você se interessou, sugiro assisti-lo:

Agora, falta ler Elvis e Madona – Uma Novela Lilás. Espero que seja tão bom quanto os anteriores.

E você, já leu os livros do Biajoni? Conta para mim nos comentários!

Anúncios

5 thoughts on “Literatura: Os Livros Polêmicos de Biajoni

  1. Pingback: Especial Literatura Erótica « 7 em 1

  2. Olá!

    Não costumo fazer isso, mas fiz questão neste caso apenas para celebrar a sua coragem de falar sobre estes livros do Biajoni e pela sua coragem de pronunciar a temida palavra “buceta”. Parece ridículo isso, mas tem mulher que acha que “vagina” é palavrão. Imagina buceta…

    Bom, para baixar os livros procure o site do exilado dos livros:

    http://livrosdoexilado.org/

    Te’+!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s