Gastronomia: Combinações inusitadas

Pensei, pensei e pensei e não cheguei à conclusão sobre o que é alternativo na cozinha. Talvez alternativo poderia ser aquilo que está longe de nós. A cozinha chinesa de rua é um exemplo. Como não existe o hábito de nós comermos insetos, essa seria uma opção. Outra ideia são as combinações, a princípio, impensáveis na criação de um prato. Dentro da Gastronomia mexicana, há pelo menos uma receita salgada que leva chocolate. Existe um prato típico chamado de Mole (mistura, em português) tradicional nas celebrações de lá.

O Mole tem diversos preparos e variados nomes que vão de acordo com a região do México. O Mole Poblano é da região de Puebla, no centro do país. Já o Mole Oaxaqueño, é de Oaxaca, na costa do Pacífico. O Mole é um “molho” que costuma acompanhar frangos. Como as receitas mudam, o Mole Poblano leva pimentões, pimentas poblanas (chamadas de anchos), tomates, canela entre outros ingredientes que são assados até murchar e depois são batidos no liquidificador. A mistura vai para a panela, acrescenta-se o chocolate e depois banha-se os frangos. Veja a demonstração abaixo:

Já vi também o uso do chocolate no preparo de um risoto. Foi em um programa antigo do Jamie Oliver, o Truques de Oliver. Por sinal, é o melhor programa dele na minha opinião. No preparo, usava o chocolate branco. Tentei achar o vídeo mas não consegui. Fica para a próxima. 🙂

Você conhece outras combinações inusitadas? Não lembrei-me de mais nada. Bom sábado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s