Pin Up Seu Estilo

Apesar do meu último post falar de corsets, que traz tags mentais como “sensual”, “antigo” e afins, eu até que demorei para chegar neste tema: a sensualidade das pin ups. Hoje, alternativo é geralmente lido como “cult”, referência às pessoas que usam xadrez, óculos com grandes armações e calçam (em geral) All Star. Mas este estilo já não é mais alternativo há muito tempo. Aliás está na moda se vestir assim. Logo se entende que alternativo é outra coisa. É aquilo que não esta na moda, mas é uma opção de estilo como o Pin Up Style.

Normalmente, as mulheres acham que se vestir como pin up se resume a usar meia calça e batom vermelho. Ok, também faz parte, mas não é só isso. Trata-se de todo um conjunto de acessórios, de determinados estilos de roupas, saias, vestidos, calças e blusas. Além, claro, da maquiagem e cabelo. O estilo pin up é sensual, porém, ao mesmo tempo, um pouco brega, se compararmos com as roupas a que estamos acostumadas a encontrar nas lojas em tendência.

A começar pelo vestuário, as blusas seguem dois estilos básicos. Os mais delicados com tecidos um pouco transparentes com segunda pele por baixo. E o blusão de flanela, simulando uma esposa que pegou a blusa do marido, amarrou as pontas na cintura e foi ao mercado. O primeiro é mais usado com saias longas e com cintura bem acentuada, que no caso de lugares com clima quente podem ser facilmente substituída por camisetas de alça ou até mesmo tomara que caia, com reforço nos seios ou bojo. No segundo caso, mais usado para saídas causais ou festas retro são combinadas com calça jeans de cintura média à alta. Ambas casadas com salto alto.


Muitas famosas “adotaram” o estilo por um determinado tempo em suas carreiras ou participaram de campanhas publicitárias com o tema A cantora Pitty é uma delas e aos poucos vai abandonando esta maneira de se vestir. Outro exemplo é a apresentadora/modelo Luciana Gimenez, que posou para uma revista usando lingerie temática voltada para o look pin up. No exterior, também vimos a cantora Kate Perry abraçando publicamente este visual. Só que no caso dela, foi algo bem exagerado, caricato e muito infantilizado.

Luciana Gimenez e Pitty

Só podemos levar a sério o momento pin up de Kate Perry se apenas considerarmos o videoclip  “Thinking of you”, que é uma menção a quem  pensa em adotar ou experimentar o estilo. O clipe retrata três momentos em que ele pode ser aplicado: roupa íntima, casual e elegante (apesar de ser todo preto, pois passa-se num enterro). Com uma exceção ao vestido que ela usa no baile dos militares, aquele decote esta over. Obviamente, não demonstra todas as possibilidades que este visual proporciona, embora exemplifique bem.

Os vestidos considerados “pin up” são basicamente vestidos retro, com reforço nos seios, alças inclinadas ou mangas com ombreiras. A última eu não recomendo por considerar brega e exagerado demais. Um detalhe importante: as saias destes vestidos começam na cintura e podem ser  bastante justas ou largas, famoso “ou 8 ou 80”. Outro detalhe é  maquiagem. Por hábito, exagerada, com contraste de cores, que geralmente gira em torno de lápis e delineadores de olhos bem reforçados e batons vermelhos.

É possível notar que tipo de sapato é mais visível neste estilo. Normalmente, os mais procurados são os peep toe, aqueles com os dedinhos à mostra. Sandálias de salto alto, com tiras médias, nem muito grossas, nem muito finas.  Elas precisam ser chamativas.  O material geralmente é couro brilhante ou vinil.  Os sapatos fechados seguem o mesmo estilo, com a inclusão dos acetinados. Para momentos mais casuais, dia a dia e afins o All Star também é muito cotado neste estilo, principalmente, por jovens quando utilizam a versão “jeans” deste tipo de visual. E para as mais corajosas, também existe a opção dos mocassins, só precisa ser um modelo delicado.

Peep toe, Scarpin Acetinado, Sandália aberta, Mocassim


E vocês, já experimentaram ou tem vontade de experimentar o estilo Pin Up? Um bom domingo!

 

2 thoughts on “Pin Up Seu Estilo

  1. Eu sou completmente apaixonada pelo estilo Pin-Up, mas não tenho tanta coragem pra usá-lo.
    Gosto também do estilo que a Katy Perry adotou, embora seja realmente mais infantilizado. Ela fez o estilo com a “cara dela”.
    Enfim. Adorei o post, super bem escrito!!!
    ;*****

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s