Gastronomia: Azeite nada saboroso

Engana-se quem pensa que a indústria da falsificação está presente no vestuário, nos cosméticos, nos produtos eletrônicos ou na arte. A falsificação também atinge os alimentos. Uma das vítimas, é o azeite, um dos produtos mais usado na cozinha e conhecido do consumidor.

Um produto falso é aquele que tem a aparência e características gerais do verdadeiro, quando na verdade não é. É produzido por fábricas clandestinas, naturalmente, inapropriadas e sem padrão ou normas de qualidade e de higiene. O azeite falsificado apresenta diversas combinações. Ele pode ser formado por óleo de canola ou soja, clorofila industrial e aroma de betacaroteno ou até – pasme! – óleo de soja, azeite de dendê e óleo de motor de carro como mostrou esta matéria da Record:

Já os azeites formulados com um volume menor de óleo de oliva e maior de outro óleo vegetal, entram na categoria dos produtos adulterados.  A adulteração é a retirada de princípios ativos ou partes do alimento, a adição de substâncias estranhas ou ambas as etapas simultaneamente.

Para o leigo, não é fácil identificar um azeite falsificado ou adulterado pelo paladar e pela cor do produto, já que a falsificação e a adulteração estão cada vez mais verdadeiras. No entanto, pesquisadores da UFMG criaram um teste para identificar a adulteração em azeites. O processo consiste na mistura do azeite com a água e, em minutos, detecta-se uma possível irregularidade.  O trabalho ainda está restrito ao laboratório e a matéria, publicada na Folha de S. Paulo, não menciona o combate à falsificação de azeites.

O que podemos fazer?

Mais informações sobre a máfia do azeite aqui.

Anúncios

One thought on “Gastronomia: Azeite nada saboroso

  1. Pingback: Gastronomia: “Me dá, me dá, me dá…” |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s