O Sabor do Vício

Os religiosos que me desculpem, mas, pra mim, Páscoa é sinônimo de chocolate. Aliás, só a Páscoa não: assim como toda chocólatra que se preze, eu não preciso de uma ocasião específica para comer chocolate.  Quando bate a vontade, lá estou eu com uma barrinha na mão, sem dó nem piedade.

A diferença é que alguns feriados, santos ou não, parecem impulsionar certos pecados: a luxúria durante o Carnaval, a preguiça no Dia do Trabalhador (vai entender?!) ou a gula em plena Páscoa.  Agora, se o pecado já é bom, imagina o que acontece quando você se torna um viciado?!

Particularmente, considero o vício do chocolate um dos menos prejudiciais à saúde. Ok, tudo bem que se você exagerar na dieta (na Páscoa, pode!), corre o risco de disparar os ponteiros da balança, aumentar as taxas do mau colesterol e, no caso de algumas pessoas, ficar com o rosto com aparência de um “Chokito’’, devido à acne.

Por outro lado, um dos componentes básicos do chocolate é o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância fabricada em situações de felicidade. Portanto, caríssimo, chocolate até engorda (esquece aquela “coisa” diet) porém traz felicidade. Mais do que isso: é fonte de energia e ajuda a aliviar as tensões. O vício decorre justamente porque ele ajuda a soltar o nós das costas, do peito e da garganta.

A Páscoa seria a época perfeita para se tornar um chocólatra senão fosse um detalhe: o encarecimento do produto.  Uma simples caixa de bombom chega a custar 20%, 30% mais caro. Todo ano, pais e avós reclamam do aumento do preço dos ovos de Páscoa. Com o dólar em baixa, muitos brasileiros, de certo, vão dar preferência aos chocolates importados.

Apesar dos custos, eu pergunto: chocólatra ou não, alguém consegue ficar sem comer chocolate na Páscoa? Uma semana deliciosa pra você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s