Literatura: Livros sobre publicidade

Algumas pessoas podem não saber, mas a maioria das autoras deste blog tem formação jornalística. Eu sou a ovelha-negra-publicitária do grupo e hoje vou dar dicas de livros de teor mais técnico sobre publicidade para os coleguinhas de profissão, para quem planeja se aventurar nessa área ou, simplesmente, para quem se interessa pelo assunto.  Já li muito sobre o assunto, tanto para a faculdade, quanto extra-curricularmente, e vou falar um pouquinho sobre meus favoritos.

Tudo o que você NÃO queria saber sobre propaganda: Este foi o primeiro livro sobre o assunto que eu comprei, e li assim que entrei na faculdade. Achei bem legal, porque desmistifica a ideia que normalmente as pessoas leigas têm sobre o universo da publicidade. Muitos pensam que é uma profissão cheia de glamour, festas, jabás e prêmios, e o autor, Newton Cesar, aborda de forma bem-humorada as mazelas da profissão, como trabalhar 25 horas por dia, virar noite na agência e lidar com clientes indecisos e prazos apertados. Acho uma boa leitura para quem ainda está em dúvida sobre seguir ou não a carreira.

Fazer Acontecer: Recentemente, este livro ganhou nova edição, com um acréscimo de “.com.br” ao fim do título. Acho este livro muito bom para quem trabalha ou quer trabalhar com planejamento. No livro, Julio Ribeiro conta um pouco da sua experiência com planejamento publicitário, fala de cases, e dá uma verdadeira aula de como conseguir uma campanha de sucesso. Bem bacana para quem quer descobrir o que é necessário para “fazer acontecer”.

Um TOC na Cuca: Me recomendaram este livro quando eu estava no segundo período e, se não me engano, só dá para encontrar em sebos. Nele, Roger Von Oech dá uma série de dicas para quebrar o bloqueio criativo e conseguir pensar “fora da caixinha”. O livro é repleto de desafios e exercícios para estimular a imaginação. Acho bem útil para quem tem a criatividade como métier.

Raciocínio Criativo na Publicidade: De título auto-explicativo, este livro de Stalimir Vieira é uma pequena aula de como criar uma comunicação que cative e que faça a diferença em meio ao mar de campanhas mal-feitas que vemos por aí. O foco aqui é no planejamento, mas aborda diversas áreas da publicidade, com cases divertidos. Do mesmo autor, também já li Marca: O que o coração não sente os olhos não veem, e gostei muito.

Na fila ainda estão A publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscani, e Criatividade em propaganda, de Roberto Menna Barreto. Já estudei um pouco sobre eles durante o curso, mas ainda não os li por inteiro. Quando eu ler, conto o que achei. 🙂

E você, gosta desse tipo de livro? Eu adoro!

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