Outono em filmes

Depois de quase um mês de outono, talvez nós aqui no Brasil não tenhamos notado muita diferença no tempo. No máximo, a temperatura esfriou um alguns estados. Porém, há países em que as estações são bem marcadas. E a gente pode ver isso em filmes.

Uma das datas que marca o outono nos Estados Unidos é o feriado de Ação de Graças, em novembro. Esta celebração é bem presente no cinema norte-americano. Vemos isso, por exemplo, em Hannah e suas irmãs. A trama escrita e dirigida por Woody Allen se passa no intervalo entre dois jantares do dia de Ação de Graças. O enredo gira em torno das irmãs Hannah (Mia Farrow), Lee (Barbara Hershley) e Holly (Diane Wiest).

Entre os personagens masculinos, um dos destaques é Elliot (Michael Caine). Ele parece viver o casamento perfeito com Hannah. Porém, é apaixonado por Lee. Em 1987, Caine ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por esse papel. Quem também levou  a estatueta foi Diane Wiest, eleita melhor atriz coadjuvante. Ela faz a ovelha negra da família, aquela que não sabe nem que profissão deve seguir. Hannah e suas irmãs ainda ganhou o prêmio pelo roteiro original, mas é claro que Woody Allen não estava na festa para receber o troféu.

A reunião em família é uma das marcas do dia de Ação de Graças. E a tentativa de passar essa festa com os parentes  é o que move a história de Antes só do que mal acompanhado, do gênio da sessão da tarde –  John Hughes, roteirista e diretor da comédia.

Neal Page (Steve Martin) passa por vários obstáculos no caminho entre Nova York e Chicago. Além de enfrentar problemas como um voo cancelado por causa do mau tempo, Neal ainda tem que conviver com Del Griffith (John Candy), um típico mala sem alça que parece estar na mesma situação – tentando voltar para casa. Um dos atrativos do longa é o duelo entre os comediantes Steve Martin e John Candy.

Ao contrário dos personagens de Antes só do que mal acompanhado, a protagonista de Feriados em família não parece nem um pouco entusiasmada em passar o feriado na terra natal. Claudia Larson (Holly Hunter) acabou de ser demitida no museu onde trabalha em Chicago. Kitt (Claire Danes, sua filha adolescente vai passar a data com o namorado. Claudia, então, tem que enfrentar sozinha a viagem para  Baltimore e  visitar sua esquisita família.

Com certeza, Adele ( Anne Bancroft) e Henry (Charles Durning), os pais, e os irmãos Tommy (Robert Downey Jr) e Joanne (Cynthia Stevenson) não são as pessoas com quem Claudia gostaria de encontrar em um momento difícil. No entanto, a situação pode agradar o espectador.

Mesmo que o outono seja um pouco tímido em terras brasileiras, os filmes lembrados no post de hoje podem dar um gostinho de como é essa estação nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s