A Reivenção do Lar

Foi-se o tempo em que trabalhar em casa significava lavar, passar e cozinhar. Segundo pesquisa do IBGE divulgada na última sexta-feira (27/04), quase 20 milhões de brasileiros moram e trabalham no mesmo endereço. E, diga-se de passagem, executam as funções mais variadas.

Os dados foram extraídos do Censo 2010 e revelam que as regiões Norte e Sul concentram os maiores percentuais de trabalhadores por domicílio: 26,5% e 24,2%, respectivamente. Nas demais regiões, os índices são: 22,7%, no Nordeste; 22,3% no Sudeste e 23,3% no Centro-Oeste.

Segundo especialistas, uma das razões para muitos profissionais optarem pelo trabalho domiciliar  é o aumento do preço das passagens dos transportes públicos.  Outro fator diz respeito ao tempo perdido no deslocamento de casa até o local de trabalho, devido ao trânsito e à carência transporte adequado.

Só no Rio de Janeiro, a pesquisa constatou que 28,6% dos trabalhadores precisam de mais de uma hora para chegar ao serviço. Entre as capitais, o ranking é liderado por São Paulo, onde o trabalhador gasta, em média, uma hora para sair de casa e chegar ao trabalho. Tais contratempos têm forçado muita gente a exercer o ofício no próprio lar.

Seja como for, trabalhar em casa oferece vantagens: a possibilidade de ser funcionário de mais de uma empresa, ter flexibilidade para montar o próprio horário, poder conciliar os compromissos pessoais com a rotina familiar etc. Porém, não se iluda: quem já passou pela experiência sabe que em casa costuma-se trabalhar dobrado.

E você, já pensou em mudar de ambiente de trabalho?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s