Gastronomia: Receitas sem trabalho

Aproveitando que na última terça foi comemorado o Dia do Trabalho, hoje compartilho duas receitas tranquilas e descomplicadas. A primeira é um sanduichão montado num refratário com queijo, presunto, molho e pão de forma. É um sucesso aqui em casa. A segunda, um delicioso Brigadeirão. Confira!

Sanduíche Express

1 pacote de pão de forma

1 caixa de creme de leite

4 colheres de sopa de molho de tomate

250g de presunto

250g de queijo muçarela ou prato

Azeite

Pimenta do reino (opcional)

Orégano (opcional)

Queijo parmesão para polvilhar

Corte as cascas das fatias dos pães “levemente”. Não é preciso retirar a casca por completo; apenas retire um pouco dessa parte mais durinha. Nessa receita, não é usada a primeira e a última fatia. Reserve os pães. Numa tigela, coloque o creme de leite, o molho de tomate, o orégano e a pimenta do reino. Misture. Pegue um refratário retangular e coloque um pouco de azeite no fundo. Em seguida, o molho. É para evitar que os pães grudem no vidro. Nesse modelo tradicional de refratário, comporta-se três camadas de pães, cada uma com seis fatias.  Coloque a primeira camada (seis fatias) e em cima uma colherada de molho para cada fatia. Espalhe. Use metade do presunto e deite sobre o pão. Depois, metade da quantidade de queijo. Acrescente mais uma camada de pão e repita o processo. Para terminar, disponha as últimas fatias, molhe-as com o restante do molho e polvilhe parmesão e orégano. Leve ao forno por no máximo dez minutos na temperatura de 210°C.  Basta o queijo derreter que estará pronto.  Sirva em seguida.

Brigadeirão

2 latas de leite condensado

A mesma medida de leite integral

6 gemas

8 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de chá de manteiga

1 colher de sopa de mel

Granulados para decorar

Bata tudo no liquidificador. Unte a forma de pudim e polvilhe-a com chocolate em pó. Despeje o líquido e leve ao forno em banho maria. Cubra a forma com papel alumínio.  Teste com um palito de dente para saber se está assado ou não. O certo é sair seco. Desenforme frio e polvilhe os granulados.

Dica: Antes de bater os ingredientes no liquidificador, coloque a água para esquentar. Só coloque-a na forma de banho maria quando a forma do Brigadeirão estiver em cima dela e ambas na entrada do forno. É aí o melhor local para derramar a água pois evita queimaduras em você.

Gostou das receitas? Bom sábado!

*Foto meramente ilustrativa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s