Orgulho e Preconceito

Vida de nerd não é nada fácil, principalmente quando se é criança. Além da dedicação aos estudos, o número um da classe costuma enfrentar o preconceito e a inveja dos coleguinhas na sala de aula.

Basta lembrar o pesadelo vivido pela bruxinha Hermione Granger, personagem de Emma Watson, na série Harry Potter. Já nos primeiros capítulos, a Srta Granger é desprezada pelo Prof. Snape (Alan Rickman) e o futuro parceiro Rony Weasley (Rupert Grint) por bancar a sabe-tudo da escola.

Diferente do que acontece com Hermione, agressões constantes podem sinalizar bullying. Termo de origem inglesa, o bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas; exercidas sem motivação evidente por um ou mais indivíduo.

Segundo artigo publicado por Orson Camargo, colaborador do Brasil Escola, o bullying divide-se em duas categorias: “a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima.”

Apesar de ser um problema grave, não se deve menosprezar o “bullying mania” que acomete a sociedade. Hoje, qualquer discussão entre crianças, por mais simples que seja, é encarada como atitude preconceituosa e digna de punição.

No caso dos nerds, por exemplo, seria um exagero afirmar que todos são vítimas de bullying, quando na verdade muitos deles se orgulham do seu status e sabem usar o conhecimento para driblar o preconceito. É o caso da personagem Susie Derkins, criada pelo cartunista Bill Watterson, expert  em caçoar do implicante Calvin:

 

E você, o que pensa sobre o assunto?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s