Nerds bem na fita

O cinema não é apenas repleto de personagens nerds na ficção. Eles também existem na vida real. E eles são os destaques do post de hoje.

George Lucas

Um verdadeiro império foi criado em torno de Star Wars. Várias gerações se renderam ao universo inventado por George Lucas. O primeiro filme foi de 1977. Desde então, a franquia conta com duas trilogias de filmes e uma porção de produtos relacionados à trama – bonecos, videogame, desenho animado e até cuecas. Lucas ainda soube capitalizar em cima dos efeitos especiais usados na produção.

Esperteza mercadológica não foi o único ingrediente usado pelo diretor nesta receita de sucesso. Principalmente na primeira trilogia, ele trabalhou muito bem com elementos fundamentais de narrativas míticas. Dessa forma, Luke Skywalker se encaixou perfeitamente no arquétipo de herói. Ele é o tipo de personagem aceito com facilidade pelo grande público.

E a popularidade não se aplica apenas ao mocinho. Os robôs C3PO e R2D2 são extremamente simpáticos. Han Solo é o anti-herói que todo mundo adora. O fato de ele ser interpretado por Harrison Ford enquanto jovem contribui bastante para esse carisma. E Darth Vader tornou-se com certeza uma das imagens mais emblemáticas da cultura pop.

Steven Spielberg

Steven Spielberg tem uma carreira bem mais eclética que a de George Lucas. Ele assina, por exemplo, dramalhões como A Lista de Schindler e A cor púrpura. Porém, sua filmografia também agrada o público mais CDF.

Entre os longas que costumam marcar presença na lista de filmes preferidos dos nerds, estão obras como E.T, Jurassic Park e Indiana Jones. Extraterrestres, dinossauros e um aventureiro que no fundo é um grande estudioso parecem agradar esse tipo de audiência. Spielberg ainda atua com produtor de clássicos como De volta para o futuro,e Goonies.

Peter Jackson
Senhor dos Anéis é outro ícone da nerdice. E um dos responsáveis por aumentar a popularidade de Tolkien foi Peter Jackson ao adaptar os livros para o cinema. A série foi um fenômeno de bilheteria e o terceiro filme ainda conquistou 11 estatuetas no Oscar de 2004. Jackon agora volta à criação de Tolkien ao filmar O Hobbit.

Stan Lee
O último da lista não é exatamente do cinema. Stan Lee é o autor de quadrinhos como Homem Aranha, Homem de Ferro, X-Men etc. É inegável a importância que essas histórias têm hoje para o cinema. Os Vingadores é o caso mais recente disso. E para quem não sabe, Stan Lee sempre arruma um jeito de fazer uma ponta nos filmes que levam o seu selo. O vídeo abaixo mostra algumas dessas aparições. Confira e até a próxima semana!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s