Literatura: Nerdice Literária

Dentre os muitos gêneros literários que aprecio está a Fantasia! Amo ler sobre reinos imaginários e aventuras mirabolantes. E, vamos combinar, quer coisa mais nerd do que certas histórias de fantasia?

Uma das minhas séries favoritas de fantasia, e que quase ninguém comenta, é a Guerras do Mundo Emerso. Conheci essa série muito por acaso, pois o namorado comprou “no escuro”, fiquei curiosa com a sinopse, comecei a ler e adorei!  E lembro que meu primeiro comentário quando comecei a ler foi “essa história é nerdice em level épico!”. Contém dragões, cavaleiros, magos, elfos e mais uma série de elementos da cultura nerd, motivo pelo qual decidi escrever sobre ela na semana em que se comemora o #orgulhonerd.

Na verdade, esta série é continuação de outra trilogia, a Crônicas do Mundo Emerso. Eu tenho essa série, mas ainda não a li. Apesar de ser uma continuação, a saga de Guerras do Mundo Emerso se passa quarenta anos após o desfecho das Crônicas, e os personagens são outros, então não tem tanto problema ler fora de ordem. Três livros compõem essa série: A Seita dos Assassinos, As Duas Guerreiras e Um Novo Reino.

A trama gira em torno de Dubhe, uma jovem ladra que vive sozinha no mundo, e que precisa sobreviver cometendo pequenos delitos. Seu talento acaba chamando a atenção de uma seita de assassinos, que jogam nela uma maldição que somente eles podem quebrar. A condição é que Dubhe passe a “trabalhar” para eles. Infeliz com essa situação, Dubhe começa a se dedicar a arrumar um jeito de se livrar da maldição por conta própria. Paralelamente, todo o Mundo Emerso sofre com a possibilidade de um terrível ditador, derrotado há muitos anos, voltar à vida.

Achei os dois primeiros volumes da trilogia sensacionais, tanto que li super rápido e passei meses ansiosa para ler o próximo. Os personagens são muito bem construídos (coisa rara em YA) e a narrativa é fluida, sem muita enrolação. E, para nossa alegria, os livros são narrados em terceira pessoa! Mas, como nem tudo são flores, o último livro da série deixa a desejar. Tenho a impressão de que o final foi improvisado, como se a autora não houvesse tido tempo de finalizar decentemente todas as tramas paralela. Fiquei meio decepcionada, pois creio que o desfecho poderia ter sido muito melhor e mais plausível.

De qualquer forma, acho que Licia Troisi tem potencial e vou continuar acompanhando suas histórias sobre o mundo emerso. A propósito, já existe outra trilogia, que se passa após o fim das Guerras do Mundo Emerso. Ela se chama As Lendas do Mundo Emerso e já tem dois livros publicados no Brasil. Obviamente, estou louca para ler! \o/

E você, já conhecia esta série? Curte literatura de fantasia? Conta para mim nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s